Que Leonardo da Vinci era um grande gênio todos nós sabemos, mas o que possivelmente nem ele soubesse, é que ele pode ter criado a primeira imagem estereoscópica da história. Isso porque cientistas concluíram que a pintura original e a recém descoberta cópia de Monalisa podem compor uma figura 3D.
Antigamente acreditava-se que a cópia de Monalisa, que encontra-se em Madrid, na Espanha era apenas uma versão do pintor de seu famigerado quadro, entretanto, por meio de raios x foi possível tecer a teoria de que as pinturas foram feitas ao mesmo tempo por um aprendiz do pintor, por meio de outra perspectiva. Como explicam nesta reprodução hispster feita com Playmobils:
O resultado foi a composição de duas perspectivas diferentes da personalidade mais famosa da história da arte. Isso justifica o porque de duas interpretações diferentes do mesmo rosto e até mesmo o porque do pintor ter coberto o fundo da cópia com tinta preta.
Os pesquisadores Claus-Christian Carbono e Vera M Hesslinger descobriram que com um tratamento binocular a combinação das duas imagens pode representar a primeira imagem estereoscópica do mundo. Mesmo que isso não tenha sido intencional. Mas Da Vinci era tão a frente de seu tempo que se fosse proposital eu não me surpreenderia.
Com informações de Sploid e Science News.