Boenas geeks, hoje vamos falar um pouco do que é storytelling ou contar uma história, imagino que fazer um história envolvente seria uma obrigação de qualquer agência ou produtora que tenha verba para fazer TV. Você envolver seu cliente é a ponte mágica para o sucesso.
Storytelling é algo que sempre achei bem legal de ser desenvolvido, pessoalmente adoro ouvir histórias, adoro saber das pessoas histórias que eles se guiam e isso envolve lembranças que geram sentimentos, isso é fantástico.
Já perdi a conta de quantas pessoas eu abordei no ônibus, caronas, viajens em busca de uma história. Para alguns pode ser até papinho freetalk mas eu chamo de enriquecimento cultural. Quem nunca escutou algo de alguém,que escutou de alguém que está contando para você ? Isso é viral,o mais antigo dos virais, agora vamos sair de devaneio e partir para âmbito da publicidade.
Storytelling na publicidade se bem contado é algo que aumenta as possibilidades de engajamento social e envolvimento emocional com a marca pois ela faz resgatar sentimentos dificilmente alcançados com uma propaganda“dispositiva”. Segue alguns exemplos que ilustram essa genialidade do Storytelling na propaganda.
https://www.youtube.com/watch?v=i5g2lrPMvMM
Acredito que o mais recente e precursor deste post, seja o da Kombi/Volkswagen, se despedindo do do Mercado mundial. Muito bacana e emocional pois envolveu fatos das vidas das pessoas.
https://www.youtube.com/watch?v=MnSIp76CvUI
Johnny Walker para ilustrar a trajectória de vida da marca é uma coisa linda, usando de plano sequencia, dá um toque a mais na produção, direcção de fotografia tudo muito bem alinhado com a marca, também não é para menos, a maneira que ele vai passando pelos séculos e sua mudança, bom assiste ai.
A Coca-Cola e sua animação 3D, tanto na parte de direcção de arte como na animação é lindo. Vídeo já meio antigo, mais como é muito bom, deixa muita animação 3D de produções megabogas com vergonha. Desenvolvida pela agência Wieden+Kennedy Amsterdam, o design Psyop e a produtora musical Human.
Musica do Legião Urbana“Eduardo e Mónica”para a operadora de “celular” VIVO para os dias dos namorados, quem nunca imaginou como seria de fato o clip dessa musica. Resultado mais de 10mil likes no dia dos namorados, dissolvendo os valores 1300likes por dia no mês dos namorados.