Diante do atual cenário de polarização política e ideológica vivido em nosso país nos dias atuais era só questão de tempo até acontecer alguma bizarrice com uma marca por pura e simples falta de entendimento do contexto. E eu tô falando do que acaba de acontecer com a página de Polenguinho.
Depois de realizar uma homenagem à icônica capa do disco Dark Side of the Moon de Pink Floyd, a marca se viu envolvida em uma polêmica por supostamente realizar “apologia” a grupos LGBT. Tudo isso porque o público conservador que segue a página acreditou que as cores do arco-íris retratadas na composição eram uma alusão à bandeira LGBT. Veja:
Dark Side da Fominha: você não vai parar de ouvir até comer um Polenguinho.
Posted by Polenguinho on Monday, October 16, 2017
Nos comentários deixados pelos internautas mais raivosos era possível ver de tudo. “Ate o polenguinho fazendo ideologias de gênero 👿. Na boa empresa põe arco íris, já está incitando o fato. Menos um produto em meu lar e dos meus familiares. (sic)” dizia um dos comentários que passava de 100 interações.
A reação inesperada de parte do público levou a marca a criar um post explicando a referência utilizada na arte e, claro, se posicionando contra os ataques aos LGBTs. Confira a íntegra do texto publicado pela página:
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“Disclaimer: Nossa equipe criativa teve como inspiração a capa do álbum The Dark Side of The Moon, da banda Pink Floyd, para “brincar” com o conceito de fominha, tão utilizado quando o assunto é Polenguinho. Prezamos pela paz, pelo respeito e pela igualdade em nossa comunidade aqui. Embora não tenhamos feito alusão ao movimento LGBT+, temos máximo respeito pela causa. Contamos com todos que adoram o queijinho mais querido do Brasil desde mil novecentos e bolinha para fomentar uma comunicação afetuosa e fluída por aqui! Obrigado. <3”
Quando o público percebeu a confusão, logo saiu em defesa da Polenguinho. No fim das contas, o acontecido proporcionou um aumento significativo do engajamento da publicação, que já conta com mais de 30 mil reações e mais 800 compartilhamentos.
Dica do Geek Publicitário Lucas Generoso.