Com exceção das péssimas tentativas do Habib’s é difícil encontrar empresas brasileiras que decidem abordar temas que remetam a política em sua comunicação nas condições em que o Brasil se encontra. Mas a Amazon decidiu dar uma cotucada de leve no prefeito de São Paulo, João Dória em seu primeiro anúncio para promover o Kindle feito especificamente para o Brasil.
No vídeo, a companhia mostra diversos lugares da cidade de São Paulo que foram pintados de cinza pela atual gestão com projeções de trechos de alguns dos seus best-sellers, como Harry Potter, O Pequeno Príncipe e até mesmo 50 Tons de Cinza. Assista:
“Cobriram a cidade de cinza? A gente cobriu o cinza de histórias” diz o texto do comercial.
Assim como tudo o que acontece ultimamente no Brasil relacionado a política, as opiniões se dividiram. “Melhor a cidade cinza do que cheia de rabiscos. Melhor ler uma obra em livro do que no Kindle.” disse um dos comentários com mais curtidas no Youtube. Já os que gostaram foram mais breves: “maravilhoso!” comentou outra usuária do site de vídeos.
[Atualizado em 29/03/2017 – 9h46] – O prefeito de São Paulo se sentiu ofendido com o vídeo e postou no dia seguinte à divulgação da campanha, um vídeo onde devolvia a provocação da Amazon sugerindo que se a empresa gostasse tanto da cidade, deveria doar livros e equipamentos para as escolas e instituições que promovem a cultura. Veja:
A Amazon respondeu nesta quarta-feira informando que vai sim realizar a doação de kindles para instituições que promovem a cultura e ainda disponibilizou um livro grátis para todos os seus consumidores para ser escolhido em uma lista com mais de 30 títulos:
- Como fazer amigos e influenciar pessoas
- Laranja mecânica
- 2001: uma odisseia no espaço
- O Planeta dos Macacos
- STAR WARS – Marcas da Guerra
- A história do mundo para quem tem pressa
- O Pequeno Príncipe
- Os melhores contos de H.P. Lovecraft
- O Hobbit
- As Crônicas de Nárnia
- Não falta nada
- Onze Reis: Principia
- Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo
- Mistborn – Nascidos da Bruma: o império final
- Histórias da gente brasileira – vol. 1
- Guia politicamente incorreto da história do mundo
- A filosofia explica grandes questões da humanidade
- A Startup Enxuta
- Guia politicamente incorreto da história do Brasil
- Crash – 2.ª edição
- Wayne de Gothan
- A Segunda Guerra Mundial: os 2.174 dias que mudaram o mundo
- Os últimos dias de Krypton
- A menina que não sabia ler
- A Joia
- D. Pedro: a história não contada
- Marvel Comics: a história secreta
- Wicked
- Churchill: uma vida – Vol. 1
- Memórias de um sargento de milícias
- O ateneu
- O jardim secreto
- A época da inocência
- O alienista
- Quincas Borba
- Memórias póstumas de Brás Cubas
Amazon #MovidosPorHistórias
O comercial tem como intuito promover a campanha MovidosPorHistórias, da Amazom que promove o app do Kindle para dispositivos móveis na intenção de aproveitar um aparelho que o consumidor já tem para atrair novos clientes.