Se já é difícil encontrar um story bem feito, imagina uma campanha publicitária. Com budgets cada vez menores e um público que demanda sempre uma nova peça publicitária, tem sido difícil encontrar marcas que realmente têm apresentado boas campanhas publicitárias. Ainda assim algumas delas souberam bem como trabalhar com a criatividade e trazer ideias diferenciadas que fizessem o investimento valer a pena. Confira a seguir.
Feito de Futuro – Itaú
O Itaú começou a celebração de seus 100 anos ainda no ano passado com o anúncio de uma repaginada em seu logo e identidade visual, mas foi em 2024 que o banco colocou pra fora sua campanha Feito de Futuro, com uma série de eventos e ativações de marca. Uma campanha realmente 360.
Como destaque podemos elencar o Show da Madonna no Brasil, algo tão grandioso que eu não me lembro de outra marca que já tenha feito algo parecido por aqui. Depois ainda tivemos ativações no Rock in Rio e até uma leitura de Simone de Beauvoir por Fernanda Montenegro, que entrou no Guinness Book.
Uninterrupt Ads
Enquanto o Itaú liberou o pix para fazer sua campanha acontecer, a Budweiser apostou forte na criatividade. A ideia é daquelas tão simples que só podem ser pensadas por equipes extremamente criativas. Basicamente a marca selecionou diversas músicas que citam Budweiser e patrocinou no Spotify. Dessa forma, o público tinha ali uma publicidade, mas de maneira muito mais orgânica e até imperceptível.
Nubank X Matt LeBlanc
O Nubank tem dado uma guinada em direção ao público geek há algum tempo. A rede já criou campanha com o ator de The Office e até mesmo colocou um dragão gigante de Game of Thrones em seu escritório; mas em 2024 decidiu pegar os fãs de Friends com uma surpresa pra lá de sensacional contratando ninguém menos que Matt LeBlanc, o Joey de Friends.
Com uma série de filmes publicitários, a marca traz uma espécie de telenovela onde LeBlanc descobre o Nubank. Não bastasse a ideia ser interessante por si só, os filmes são cheios de trocadilhos e brincadeiras que só um brasileiro poderia entender.
Metodologia
As listas foram feitas levando em conta fatores objetivos e quantitativos, como a performance dos assuntos em nossas redes sociais, e também alguns fatores mais qualitativos e subjetivos, como criatividade, ineditismo, percepção do público, entre outros.
E aí, o que achou da nossa lista? Tem alguma outra sugestão de lançamento que marcou o seu ano de 2024? Então compartilha com a gente nas nossas redes sociais.