Com o crescimento dos investimentos no digital, tem ficado cada vez mais difícil de encontrar bons comerciais de TV. Aquelas campanhas icônicas que víamos uma atrás da outra e marcaram gerações parecem ter dado espaço a filmes curtos de 1 minuto e 30 segundos no formato vertical feitos na velocidade de um pastel. Saudosismo? Talvez. Mas pelo menos algumas marcas ainda conseguiram fazer com que a gente sentisse orgulho da nossa profissão em 2024. Confira a seguir os melhores comerciais de TV de 2024.
Tormenta, de O Boticário
Ao assistir ao comercial Tormenta a gente tem uma imersão em um curta que fala sobre os dilemas da relação mãe e filho. O filme criado para o Dia das Mães 2024 é bonito, bem produzido, traz uma mensagem de aconchego e conforto além de, claro, comunicar com clareza que se trata de uma campanha de O Boticário. Confira:
Fiat X Botafogo
Com a necessidade cada vez maior de monetização de seu conteúdo, a Globo não para de criar novos formatos. Um deles minimiza a tela das transmissões de futebol para uma janela pequena, que divide espaço lado a lado com um anúncio publicitário. Altíssimo viewability? Sim. Irritante? Também. Mas a Fiat achou que seria legal contratar o formato. O que ninguém esperava era que o formato iria entrar bem na hora de um importante gol do Botafogo.
Com uma crise instaurada e uma enxurrada de comentários nas redes sociais, a criatividade salvou a Fiat. A marca foi rápida ao comprar um intervalo na hora do esporte do Jornal Nacional e interrompeu seu próprio filme publicitário para veicular o gol do Botafogo. Golaço. Do Botafogo, da Fiat e de todos os profissionais envolvidos.
Burger King agradece Procon
Quando uma marca é condenada pelo Procon e precisa pagar R$ 200 mil em multa por publicidade enganosa, normalmente o que ela mais deseja é que essa informação desapareça de todo e qualquer veículo de comunicação. O Burger King obviamente não é qualquer marca. Após sua condenação, a rede de fast-food decidiu criar um comercial em que agradece ao órgão por multá-lo.
O filme também mostra um produto melhorado em comparação ao produto trazido anteriormente, que foi o objeto da multa. “Querido Procon-SP, quando o nosso Whopper Costela foi cancelado, doeu. Mas hoje somos gratos. Se não fosse por você, não teríamos criado um sanduíche de costela, feito com costela desfiada, chutney de cebola e maionese de alho. O novo King Costela só existe graças a você. Valeu, Procon-SP!”, diz o BK no filme. Você pode até julgar esse comercial do ponto de vista ético da coisa, mas do ponto de vista publicitário ele é simplesmente ABSURDO.
Metodologia
As listas foram feitas levando em conta fatores objetivos e quantitativos, como a performance dos assuntos em nossas redes sociais, e também alguns fatores mais qualitativos e subjetivos, como criatividade, ineditismo, percepção do público, entre outros.
E aí, o que achou da nossa lista? Tem alguma outra sugestão de lançamento que marcou o seu ano de 2024? Então compartilha com a gente nas nossas redes sociais.