Com foco em promover iniciativas com conexão ainda mais genuína com o consumidor, Ruffles, marca de snacks da PepsiCo, acaba de anunciar uma novidade: O ‘Largo da Batata Ruffles’, como passa a ser apelidado em ações e comunicações da marca a partir da parceria, vai passar por reformas e manutenção do espaço público para proporcionar à sociedade um espaço de convivência, lazer e cultura.
O local é ponto de encontro de diferentes tribos, acessível para todos os tipos de pessoas, e pelo período de dois anos, irá passar por um processo de revitalização promovido pela marca para transformar a região em uma área de convivência de diversos estilos de vida, reforçando seu posicionamento de diferentes ondas da vida, proporcionando à sociedade um local de convivência, lazer e cultura.
[Atualizado em 13/12/2024 11h35] A Pepsico entrou em contato com o GKPB para esclarecer que o espaço não é considerado um naming rights, porque não haverá mudança de logradouro. A informação na verdade não tem efeito prático, pois a própria companhia afirma em suas comunicações que irá chamar o espaço desta forma. O patrocínio, inclusive, é totalmente voltado para o novo nome “fantasia” do local que, se removido, perde totalmente o sentido.
Vale lembrar que há cerca de um ano, a justiça concedeu uma liminar que suspende o a concessão de naming rights a eventos e equipamentos públicos municipais nas áreas de saúde, cultura, esportes, educação, assistência social, lazer e recreação, meio ambiente, mobilidade urbana e promoção de investimentos, competitividade e desenvolvimento.
[Atualizado em 13/12/2024 – 14h54] Após péssima repercussão da ideia nas redes sociais, a Prefeitura de São Paulo suspendeu o acordo que criaria o espaço.
“Em Ruffles acreditamos que a vida não acontece em linha reta, ela acontece em ondas, e cada pessoa vive uma onda diferente – a revitalização do Largo da Batata foi a forma que encontramos de traduzir isso de forma verdadeira e conectada ao nosso público alvo, afinal, a região reúne grupos com diversos interesses, com idades variadas. Para Ruffles, o apoio à região vai possibilitar uma conexão genuína com o consumidor final, além de reforçar que o espaço é multicultural” afirma Simone Simões, Diretora de Marketing na PepsiCo Brasil.
O posicionamento ‘Viva essa Onda’, lançado em 2023 também em parceria com a Ampfy, tem como intuito mostrar ao público o posicionamento da marca, e convida o público a viver uma vida fora do roteiro esperado. Esse conceito propõe que a marca inspire as pessoas a ‘viverem sua própria onda’ com ações que gerem reflexão de forma leve e divertida, assim como o renovado Largo da Batata Ruffles.
Em 2023 um comentário sobre o Largo da Batata publicado por um estrangeiro de passagem por São Paulo viralizou na internet: “Não tinha uma batata sequer quando passamos por lá”. O insight inspirou a Bakery by Ampfy a desenvolver um projeto de revitalização e ocupação do local pela Ruffles, envolvendo a cooperação e patrocínio pela marca e a implantação de atividades de lazer e entretenimento para a comunidade, criando uma interligação entre a história local e o conceito ‘Viva essa onda’.