Em um evento para imprensa, influenciadores e convidados, o Youtube anunciou uma grande novidade para os apaixonados por futebol. O serviço de streaming de vídeos confirmou que fechou um acordo com a Liga Forte União (LFU) para a transmissão de 38 jogos da série A do Brasileirão, o maior campeonato de futebol do país, já a partir de 2025.
O acordo é de 3 anos e as transmissões estarão na CazéTV, um canal já consolidado quando o assunto é esporte. De acordo com o Google, mais de 43 milhões de usuários únicos assistiram ao canal no Youtube durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A maior parte do tempo foi assistida em TVs conectadas, as CTVs. Este é, inclusive, o dispositivo que o tempo de exibição do Youtube mais cresce desde a pandemia. Em média são consumidos mais de 1 bilhão de horas de conteúdo no Youtube pela televisão diariamente. No Brasil a plataforma já passou de 75 milhões de pessoas assistindo pela TV.
100% das cotas de patrocínio já estão fechadas
O Youtube afirmou que todas as 7 cotas de patrocínio disponibilizadas para o evento já foram fechadas. Os patrocinadores são Casas Bahia, Claro, Hypera, McDonald’s, PagBank, Stellantis e Unilever. O projeto engloba não só os momentos do esporte ao vivo, mas também reacts e melhores momentos. Atualmente mais de 35 bilhões de horas de conteúdo esportivo são consumidas por ano no Youtube em todo o mundo.
Para Patrícia Muratori, Diretora do Youtube na América Latina, o projeto expressa a mudança de comportamento na forma como os fãs consomem esportes. “Futebol é uma paixão nacional e, desde 2019, temos trabalhado para trazer este esporte ao vivo para o Youtube. Se no início precisávamos ensinar as pessoas a assistir à plataforma direto da TV, hoje o brasileiro sabe como se conectar pela televisão e acessar nosso conteúdo esportivo. Nós promovemos esta mudança”, afirmou.
O pacote comercial do Youtube focado nas transmissões de 2025 vai oferecer conteúdo de marca, mídia de alta visibilidade, integração de marca nas transmissões ao vivo, além de entregas nas redes sociais da CazéTV. Além disso, as empresas também poderão ter destaque na página inicial do Youtube e na prateleira de produtos do canal em jogos ao vivo.
“A conclusão deste acordo com uma empresa do porte do Google reforça a solidez do trabalho da LFU e é um passo muito importante nos objetivos de levar o Brasileirão ao maior número de torcedores de forma completamente inovadora, através dos recursos únicos que uma transmissão do Youtube permite.”, comentou Marcelo Paz, presidente da Liga Forte União.
O fenômeno do futebol no Youtube vem sendo construído há anos, especialmente no Brasil. O Youtube tem investido continuamente em ações e projetos relacionados ao tema e conta com uma vertical de negócios dedicada somente ao conteúdo voltado ao esporte, com o futebol como parte estratégica disso. A plataforma abriga desde canais endêmicos a canais de jogadores, passando por empresas de mídia e entretenimento, como Desimpedidos, GOAT e CazéTV.
As experiências do Youtube no Brasil abrigam grandes audiências e trazem uma série de aprendizados para exportação a outros países no mundo, como a NFL Sunday Ticket. Em 2020, o Youtube trouxe a Copa do Nordeste, primeiro campeonato de futebol com transmissão ao vivo na plataforma. Desde 2022 no Youtube, a transmissão dos jogos do Paulistão são resultado da parceria entre a plataforma e a Federação Paulista de Futebol. A ideia é fornecer jogos do campeonato gratuitamente aos torcedores. Com isso o Youtube se tornou a única plataforma digital aberta a transmitir a competição. Em 2025, 16 partidas do Paulistão ao vivo serão transmitidos no Youtube, somados a outras 50 partidas do Paulistão Feminino e da Copinha.