O Conar acolheu a reclamação do McDonald’s e pediu a suspensão temporária do comercial “Novos Beirutes” do Habib’s, que fazia uma sátira com um palhaço e um rei em referência ao McDonald’s e Burger King.
De acordo com o McDonald’s as propagandas denegriam a imagem da empresa, usavam forma não autorizada as marcas registradas como o Ronald McDonald e o Jingle do Big Mac, além de ainda praticar a publicidade comprativa irregular. O relator do processo entendeu que a campanha contraria o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
https://www.youtube.com/watch?v=7IT78u_Yf44
Habib’s ironiza decisão do Conar
Mas inacreditavelmente o Habib’s aparentemente ainda acha que é possível ir além. Depois da determinação, a rede publicou em sua página uma nova versão do comercial, onde eles alegam que a parte mais engraçada foi removida a pedido da concorrência, mas ainda foi mantida a parte mais gostosa. Assista abaixo:
O McDonald’s pediu a suspensão de dois anúncios. O primeiro pedido se referia ao comercial “Leilão”, que fazia uma brincadeira com os preços dos sanduíches mais baratos oferecidos pelas redes Burger King, McDonald’s e Habib’s; mas ele não foi suspenso.
https://www.youtube.com/watch?v=ILTf_Z5mpNo
Embora o Habib’s tenha se prontificado em criar um novo comercial, a rede aparentemente só respeitou a decisão em relação à TV. Isso porque no Facebook e no YouTube ainda é possível assistir normalmente os vídeos que, juntos, somam mais de 4 milhões de visualizações.
A criação é da Publicis.
Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube:
Com informações de: Meio & Mensagem.