O Tubo de Insight, tambรฉm conhecido como Semana de Publicidade da UFPE, teve sua 8ยช ediรงรฃo este ano. Ele รฉ um dos maiores eventos focados em Comunicaรงรฃo Social em Pernambuco e ocorreu entre 24 e 28 de outubro. O evento รฉ inteiramente realizado por (e para) estudantes e conta basicamente com colaboraรงรตes para ocorrer.
Os alunos do 5ยบ e do 3ยบ perรญodo se dividem em equipes especรญficas para distribuir as atividades e permitir que cada integrante atue na sua รกrea de interesse. No comeรงo deste ano, os alunos que ainda estavam no quarto perรญodo fizeram o processo de seleรงรฃo com os quase calouros do 2ยบ para definir quem iria compor cada grupo.ย
No total, as equipes sรฃo nove: mรญdia, produรงรฃo, relaรงรตes pรบblicas, produรงรฃo grรกfica, planejamento, social media, RTVC, direรงรฃo de arte e redaรงรฃo. A quantidade de integrantes por grupo varia bastante.
A menor equipe, a de relaรงรตes pรบblicas, possui apenas 2 pessoas e as maiores, como as de planejamento e de redaรงรฃo, 5 pessoas em cada. Semanalmente os grupos se reรบnem para definir as prรณximas demandas, porรฉm com a iminรชncia do evento essa frequรชncia aumenta.
Para entender melhor o funcionamento interno, tive a oportunidade de entrevistar ย as alunas do terceiro perรญodo: Brenda Araรบjo de produรงรฃo, Leideane Diniz de relaรงรตes pรบblicas e Thaรญs Rodrigues de mรญdia. A comunicaรงรฃo ocorre em sua maior parte por WhatsApp, segundo Leideane:
ย โHoje, no total, somos 39 integrantes e temos um grande grupo no Whats App com todos. Alรฉm dele, cada equipe tem o seu e algumas equipes especรญficas que trabalham de forma integrada, como Social Media, Redaรงรฃo e direรงรฃo de arte, tรชm um grupo em conjunto.โ
ย As atividades oferecidas contam com colaboraรงรตes para ocorrer. Colaboraรงรตes com palestrantes, locais em que ocorrem, patrocinadores de prรชmios e afins. Como quase todo o evento funciona em funรงรฃo dos parceiros, รฉ necessรกrio um grupo especรญfico para se dedicar ao relacionamento com eles. Thaรญs Rodrigues de mรญdia, diz que:
ย โA equipe de mรญdia no Tubo de Insight, atualmente, tem 3 pessoas e funciona buscando e mantendo colaboradores. Logo no inรญcio do ano, as primeiras tarefas foram entrar em contato com os patrocinadores da ediรงรฃo anterior e comeรงar a pesquisar novos possรญveis parceiros. Todo contato com eles รฉ realizado por nรณsโ
Alรฉm do cronograma acadรชmico da prรณpria Semana, existem outros acontecimentos de menor porte. Por exemplo, o โTubo Experimenteโ e a Kappa Kappa Tubo, festa de encerramento da Semana. Brenda Araรบjo conta um pouco sobre o trabalho da equipe de produรงรฃo:
ย โA gente bota mesmo a mรฃo na massa nos eventos. Alรฉm da semana em outubro, este ano realizamos dois Tubo Experimente, que sรฃo momentos prรฉvios de debate entre profissionais do mercado e estudantes. Nรณs pensamos em toda a logรญstica: local, material, palestrantes e tudo o que possa ser necessรกrio para o dia.โ
O Tubo de Insight organiza tambรฉm a maratona criativa chamada โBriga de Galoโ. Ela รฉ uma competiรงรฃo que ocorre durante a Semana entre grupos inscritos e selecionados pelos organizadores do Tubo de acordo com a ordem de inscriรงรฃo.
As equipes da Briga, entรฃo, formam mini agรชncias de publicidade fictรญcias. Cada uma dessas agรชncias trabalha desenvolvendo e executando um briefing para um cliente real. Para finalizar, as propostas sรฃo avaliadas por profissionais da รกrea, professores e pelo cliente envolvido. O grupo que for melhor avaliado e atender a todos os requisitos vence a disputa e ganha um prรชmio.
A ediรงรฃo deste ano abordou vรกrios temas, como Coolhunting, Planejamento Digital, Efeitos visuais, entre outros. As atividades sรฃo divididas entre palestras, que tem um carรกter mais teรณrico, e oficinas, que contam com menos participantes e sรฃo mais prรกticas. Elas ocorreram tanto na prรณpria UFPE, quanto em espaรงos cedidos por parceiros.
O Tubo conta com grandes nomes do mercado, como Wanessa Melo, coordenadora de atendimento da Ampla comunicaรงรฃo, premiada pela Great Places to Work como a melhor agรชncia para se trabalhar no Brasil. Ela comenta que em Recife nรฃo existem muitos cursos de extensรฃo na รกrea de atendimento e que a literatura acadรชmica nรฃo รฉ muito ampla.
โร muito difรญcil para os estudantes encontrarem algo nessa รกrea fora do que se vรช na faculdade. A organizaรงรฃo do evento me surpreendeu muito e acho muito importante essa iniciativa dos alunos de promover um intercรขmbio entre a academia e o mercado.โ
O evento teve seu fim no dia 28 de outubro com a Kappa Kappa Tubo, com o tema Halloween. A festa contou com um concurso de fantasias que teve como prรชmio um voucher de desconto para o Malakoff Cafรฉ, a cafeteria que serviu como cliente real para a competiรงรฃo da Briga de Galo.
Com o fim dessa ediรงรฃo, os alunos do terceiro perรญodo esperam ansiosamente o prรณximo ano para que possam comeรงar novamente os preparativos. Continuando, assim, o ciclo do Tubo de Insight, em que os alunos mais antigos saem, dando espaรงo para os recรฉm-chegados aprenderem tambรฉm.