Se antes era necessário aguardar um tempo para construir uma comunidade, hoje é nítido que os chamados TikTokers têm uma ferramenta que atende suas ansiedade de que tudo aconteça muito rápido. O resultado é uma série de novos influenciadores surgindo todos os dias na plataforma, com vídeos que alcançam milhares e milhões de pessoas em um período muito curto, levando-as do completo anonimato ao hype do momento em uma velocidade e uma frequência jamais vistos anteriormente.
A ideia de uma plataforma onde todo mundo tem as mesmas chances de viralizar e de ser visto por milhões de pessoas, independentemente de quanto tempo se cria conteúdo, pode parecer democrática e inclusiva num primeiro momento, mas o modo de funcionamento do TikTok (totalmente pautado por um algoritmo desconhecido) está levando o mercado de criadores de conteúdo a um patamar de exaustão, que pode colapsar em breve.
Neste Nesse episódio do GKPBcast, Matheus Ferreira e Victor Alexandro discutem um pouco do que vem acontecendo e quais os principais problemas da plataforma. Confira o episódio completo no YouTube, Spotify ou outras plataformas de streaming.
Episódio “Como o TikTok está implodindo o mercado de influência” em tópicos:
- A chegada do TikTok no mercado de Influência
- O algoritmo do TikTok
- TikTok e influenciadores: Fã ou Hater?
- A falsa sensação de fama
- A dificuldade de metrificar a plataforma
Como o TikTok está IMPLODINDO o mercado de influência – completo no Spotify
Episódios anteriores:
- A história da ETUS (com André Patrocínio);
- Fobia do WhatsApp;
- The Pandemic Skip: quanto tempo perdemos?;
- Lista completa.