A Black Friday de 2023 está chegando e acontecerá no dia 24 de novembro, e a Americanas já está com suas ofertas prontas para o mês inteiro atendendo a expectativa dos consumidores brasileiros. Este ano, as ofertas são as grandes estrelas do evento na Americanas, com a campanha “Black Friday Americanas – Famosa pelas ofertas”, a marca promoverá uma regionalização da comunicação das promoções, considerando as especificidades de consumo de cada localidade.
Uma das principais ações da campanha da Americanas para a Black Friday 2023, desenvolvida em parceria com a WMcCann, é o Cesta Truck, em que o ícone da marca, a cestinha vermelha, ganha uma versão gigante que percorrerá o Brasil levando ofertas e brindes exclusivos. Há milhares de ofertas de diversas categorias de produtos. Entre elas, há destaques para promoções de celular, geladeira e air fryer no site, no app e nas centenas de lojas físicas.
A campanha é sustentada por três importantes pilares: Cliente, com todas as customizações e necessidades; Porta-voz Original, que é a força da loja física e dos gerentes de lojas espalhados pelo Brasil, somados aos dados e informações do digital; e “Oferta”, que é a principal estrela do evento.
Seguindo a estratégia de regionalização da comunicação das ofertas, a Americanas contará com o “Cesta Truck”, ação inédita em que um caminhão personalizado com a famosa cestinha vermelha da marca em uma versão gigante com mais de 4 metros. Até o dia 24 de novembro, o Cesta Truck passará por treze cidades do Nordeste ao Sudeste do país, somando 120 horas de ação. Na ativação, ainda serão distribuídos brindes da marca para o público, como canetas, bonés, chaveiros, squeezes, toalhas e cartelas de adesivos. O projeto é uma parceria da Americanas com a agência WcMcCann.
Os gerentes de lojas da Americanas, famosos por divulgar nas redes sociais ofertas diárias das lojas de suas cidades, também são um grande pilar estratégico da marca para a Black Friday. Tendo uma importante proximidade com os clientes de diferentes localidades, eles farão comunicações sobre as melhores promoções. E a ativação se desdobra, com celebridades xarás, de mesmo nome dos gerentes, reagindo aos vídeos e participando da campanha com conteúdos em suas próprias redes. Nomes como Deborah Secco, Rafael Portugal e Yasmin Castilho já estão confirmados na ação, contratados pela Stage.
A Americanas tem uma estratégia ominchanel para a Black Friday. A companhia contratou informes publicitários na TV Globo, com exibição durante os principais programas nacionais, além de inserções de spots em rádios de diversas cidades. As lives da Americanas também vão agitar o mês levando muito entretenimento e ofertas para o público. Ao todo, são 14 lives com transmissão no app Americanas, Instagram, Facebook e TikTok.
Além disso, por meio do americanas advertising, hub de retail media da Americanas S.A., marcas, indústrias e parceiros do marketplace fortalecerão suas estratégias de vendas explorando as diversas soluções omnichannel que o hub oferece, como: ações de trade marketing, painéis digitais, banners em lojas físicas, redes sociais, mídia display e produtos patrocinados no site e app Americanas, além de parcerias em campanhas de TV aberta e publicidade digital. Um dos objetivos com a campanha é alcançar 90% da população brasileira com as diferentes mídias na Black Friday.
Durante todo o mês, os consumidores poderão comprar da forma mais conveniente, podendo escolher se querem receber ou retirar o produto em loja, de acordo com suas necessidades. Com uma Black Friday multicanal, a marca garante, mais uma vez, uma Black Friday fortalecida pela conveniência e entregando a melhor experiência de compra para os clientes.