Depois de chegar a pedir falência em 2012, a Kodak está tentando ressurgir das cinzas. Há poucos dias a marca que já foi sinônimo de câmeras fotográficas anunciou seu smartphone Ektra, que revelou não só uma nova aposta para o mercado de smartphones, como também sua nova marca.
Talvez você nem tenha reparado, mas o “K” estilizado que estampa o novo produto da companhia já não era mais utilizado desde 2006, quando a marca passou por um grande rebranding que eliminou a cor amarela e a forma criada por Peter J. Oestreich em 1971.
O novo logo é bem semelhante ao que vimos lá de 71 a 2006, com a diferença que a tipografia agora assume as letras todas em caixa alta e a disposição do nome na vertical, permitindo um aproveitamento melhor do espaço dentro da forma.
Novo Logo Kodak 2016
O trabalho é do estúdio nova-iorquino Work-Order, que seguiu o único pedido da Kodak: trazer de volta a forma utilizada na sua época áurea. No site da companhia é possível ver uma forte inspiração do movimento Bauhaus.
“Eu não acho que nós estamos ‘trazendo de volta’ a identidade icônica da Kodak, porque nos corações e mentes das pessoas, eu não acho que ele realmente foi embora. É simplesmente lógico para manter uma das marcas de marca mais famosos do mundo na vanguarda da imagem e identidade da empresa.” afirmou Steven Overman, Diretor de Marketing da Kodak.