Mais
    InícioProfissão PublicitárioBacharel ou Tecnólogo - Profissão Publicitário #07

    Bacharel ou Tecnólogo – Profissão Publicitário #07

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Mais um Profissão Publicitário no ar e desta vez estamos falando sobre um assunto que tem chegado com uma frequência cada vez maior nos comentários e na minha caixa de entrada: qual curso é melhor? A graduação tecnóloga ou bacharelado?

    O custo e o tempo de duração do tecnólogo parece ter conseguido atrair cada vez mais a atenção dos jovens, enquanto a credibilidade e reconhecimento do bacharelado (a graduação normal, como você provavelmente já conhece) continua sendo um peso forte para o outro lado.

    Continua depois do anúncio

    A resposta você acompanha no nosso vídeo logo abaixo:

    Bacharel ou Tecnólogo – Profissão Publicitário #07

    PERGUNTA

    Matheus, estou com 22 anos estou pensando em cursar publicidade! Na minha cidade, tenho a opção do curso de graduação na universidade UNIMAR, e tenho a disponibilidade de um curso tecnólogo em publicidade na faculdade FAIP. Tecnólogo tem um período de 2 anos, a diferença de mensalidade é ampla, por isso estou em duvida se tento um tocólogo de principio, do qual me disponibilizaria recursos para conciliar um curso de inglês, ou invisto diretamente na graduação. Qual sua visão referente a esse e outros cursos tecnólogos? – Rodolfo Feltrin.

    DIFERENÇA ENTRE OS DOIS

    Bacharelado

    O bacharelado é a faculdade do jeito que você conhece. Ou seja, pode durar de 4 a 6 anos (se você não pegar DP, claro) e tem o foco em dar um conhecimento mais generalizado de acordo com o assunto que você escolheu. Ou seja, você vai aprender ali um pouco de tudo.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Já o tecnólogo é mais curto. Os cursos duram de 2 a 3 anos. E têm uma abordagem mais focada. Ou seja, você aprende tudo de um pouco.

    Por este motivo também, o tecnólogo pode abordar áreas que você muitas vezes não encontra em uma graduação.

    VIABILIDADE

    Em alguns lugares ao redor do Brasil não é tão comum encontrar cursos mais focados, como por exemplo Marketing, Publicidade, Relações Públicas, etc. Muitas faculdades tratam tudo como Comunicação Social, o que acaba englobando até o jornalismo que é uma profissão beeeem diferente da publicidade.

    Quem não quer ficar aprendendo um pouco de tudo e prefere saber muito de um pouco pode optar pelo tecnólogo, que vai te ajudar a chegar mais rápido no caminho desejado.

    Continua depois do anúncio

    Outra possibilidade é quem já se formou em alguma área e gostaria de se especializar em outra. Ex: você fez jornalismo, mas acha que se daria melhor em Marketing, mas não está disposto a gastar mais 4 anos e também não acha que tem todos os requisitos necessários pra partir direto pra uma pós em Marketing.

    CONDIÇÃO

    Para sem um publicitário não precisa ter diploma. Correto? Portanto isso significa que uma graduação não se faz necessária, como em algumas outras profissões como medicina, por ex. Inclusive existem alguns profissionais no mercado que nunca concluíram a faculdade e hoje são bem sucedidos. Mas isso não quer dizer que você não tenha que estudar.

    Com a grande quantidade de faculdades formando diversos profissionais todos os semestres, por que diabos você acha que alguém iria se interessar por você sem um diploma? Por esse motivo a gente precisa estudar tanto quanto os demais profissionais. Para termos um diferencial e conseguirmos um lugar de destaque no mercado.

    Continua depois do anúncio

    No entanto, muitas vezes a gente não tem muita grana. Tem gente que tem medo de se comprometer com uma faculdade e acabar sendo mandado embora, ou então tem um dinheiro guardado que pode investir num tecnólogo, mas não numa graduação. Ao invés de você passar um tempo esperando pra juntar ou se decidir, pode ser uma boa ideia sim investir num curso tecnólogo. Ele vai te ajudar a ter mais conhecimento sobre a área que deseja, além de te colocar dentro de um círculo de network muito importante, que pode até mesmo te ajudar a conseguir um emprego melhor para, se você desejar, partir para uma graduação ou até mesmo uma pós direto.

    Sim, a graduação tecnológica é um curso superior e, por isso, permite que você faça uma pós direto, sem passar pelo bacharel.

    INGLÊS

    A ideia do nosso amigo que mandou a pergunta que eu li no início do vídeo é muito válida. Publicidade é uma profissão que tem uma demanda muito grande do inglês de avançado a fluente. Portanto, pensar que você pode economizar o dinheiro da graduação com um curso de inglês + tecnólogo pode ser sim uma boa alternativa. Mas lembre-se sempre do nosso item a seguir:

    PRECONCEITO DO MERCADO

    O tecnólogo é o que a graduação deveria ser nos dias de hoje: algo mais focado e mais rápido. Mas infelizmente, quando comparado a uma graduação, o tecnólogo costuma sofrer uma grande rejeição do mercado.

    Continua depois do anúncio

    Ex: se você tem um currículo igualzinho o de outro candidato, ele tem bacharel e você tecnólogo, você pode acabar sendo percebido como com um currículo inferior. Por isso é recomendável você tem uma coisa em mente: se vai optar pelo tecnólogo pense que o ideal é ou você já ter uma formação antes, ou investir em outra formação assim que terminar o curso. Senão você pode ficar pra trás.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Além de patrocinar show gratuito em Copacabana, banco terá promoção que distribuirá 750 pares de ingressos para ambiente exclusivo

    Premiação trouxe pela primeira vez o troféu Meninas Superpoderosas, que homenageia mulheres de destaque dentro do negócio

    Vale lembrar que são permitido apenas 5 imagens geradas pela ferramenta por e-mail

    O Nova Trek Set será lançado em 28 de março de 2024, exclusivamente em Tokyo

    🔥 Em alta agora:

    Beats celebra aniversário de Anitta com desconto de 31% no Zé Delivery

    A cantora Anitta irá celebrar 31 anos de idade em 30 de março, e para comemorar o aniversário da cantora, que é uma das...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,931FãsCurtir
    140,000SeguidoresSeguir
    16,600InscritosInscrever
    Publicidade