Se você acompanhou aqui o nosso post de celebração dos 10 anos do GKPB, deve se lembrar do InPulso, o programa da Ambev que foi concebido para alavancar projetos de criadores de conteúdo das mais diferentes vertentes que ficamos muito honrados em poder participar. Em 2023 o programa está de volta e dessa vez com um foco total em projetos de produtores de conteúdo periféricos.
Para fomentar a inclusão produtiva, os encontros reforçaram os pilares de conhecimento a partir de workshops desenvolvidos ao longo de seis meses; empoderamento financeiro, por meio do desenvolvimento e reconhecimento dos projetos; e conexões para proporcionar o efeito rede e estreitar o relacionamento com outras empresas parceiras do ecossistema.
Os criadores de conteúdo ‘Nós Mulheres’, ‘Mural’, ‘Desenrola, não enrola’, ‘Awale’, ‘Fala Roça’, ‘Wakanda’, ‘Alma Preta’, ‘Periferia em Movimento’ e ‘Notícia Preta’ contaram com momentos de treinamento e mentoria para o desenvolvimento e gestão de projetos. O processo para escolha dos produtores de conteúdo avaliou relevância, impacto, diversidade e inclusão, e o potencial de crescimento dos canais.
Saiba mais sobre este projeto com o nosso podcast GKPBCast:
Para identificar quais eram os maiores desafios em comum desses produtores de conteúdo durante o InPulso, a Ambev praticou a escuta ativa. Com isso, identificou que os principais desafios estão relacionados à gestão de pessoas, diversificação de receita, gestão comercial, uso de dados e de novas tecnologias para escalar o negócio. Para ajudá-los nesses pontos, a Ambev promoveu uma programação especial com a presença de grandes nomes do mercado, como Victor Assis, CEO do PodPah, e dos empreendedores Raull Santiago e Renê Silva, além de outros especialistas e diretores da própria Ambev.
“Sabemos que cada negócio é único e tem seus desafios próprios. Foi conversando com diversos produtores de conteúdo que entendemos que podemos impulsionar nosso ecossistema a partir do conhecimento acumulado que temos e com a força do nosso ecossistema e contribuir diretamente para o desenvolvimento do negócio”, explica Lucas Rossi, Diretor de Reputação e Comunicação Interna e Externa da Ambev. “Para essa edição, nosso foco foi prestigiar projetos que fomentam a cultura, comunicação e renda localmente. Hoje ainda há uma lacuna relevante quando falamos de conteúdos jornalísticos e educacionais periféricos”, finalizou.