Mais
    InícioEspecialEspecial: O silencioso crescimento do Windows Phone

    Especial: O silencioso crescimento do Windows Phone

    EM GKPB.COM .BR •

    Publicidade

    O Windows Phone pode ser considerada a última tacada da Microsoft para o mercado de Smartphones. Na segunda metade da década passada a empresa era a grande aposta para a computação móvel, mas seu foco nos desktops permitiu, não só que sua principal rival Apple conseguisse se consolidar no segmento, como que um novo concorrente chegasse com tudo, que foi o caso do Android.

    Entretanto, é como eu sempre digo: a Microsoft não tem vergonha de se reinventar, chegar depois e dar tudo de si para conquistar de volta seus consumidores. Foi assim com o Windows, com o Xbox e parece que o Windows Phone está prestes a seguir o mesmo caminho tortuoso do sucesso.

    Continua depois do anúncio

    iPhone-vs-WP7-vs-Android

    A síntese do Windows Phone desde sua concepção lá na bastarda versão 7.5 é uma só. Ele é diferente. Desde o seu desenvolvimento, passando pelo design, o hardware exigido e até mesmo o público que se buscou. Em tudo o que o Windows Phone se propôs a fazer no mercado de dispositivos móveis foi diferente. E diferente não significa melhor, mas uma experiência diferente é uma estratégia crucial para se destacar em um mercado onde os usuários estão acostumados com a mecânica parecida com que funcionam iOS e Android, por exemplo.

    Vamos discutir isso mais a fundo:

    Foco

    Existem algumas coisas que diferenciam o Windows Phone dos outros sistemas móveis, a primeira é que ele é um sistema específico para celulares. Ou seja, o foco da empresa em criar um sistema só para celulares pode ter sido prejudicial para o Windows, por ter sido completamente redesenhado para suportar tablets, mas para os Smartphones é uma tremenda vantagem. Afinal, a equipe de desenvolvimento do Windows Phone e a comunidade de desenvolvedores não desenvolvem aplicativos híbridos. Eles tão para telefones. E só para telefones.

    Veja também:  Microsoft lança torradeira inspirada no Xbox Series S

    Criação de uma imagem sólida do sistema

    Windows-Phone-8-main

    Ao contrário do Android, o Windows Phone não estimula a customização de fabricantes. Pelo contrário, o sistema conseguiu conquistar seu estilo perante o público. Seu visual e funcionamento são tão vitais para a identificação do sistema, que fazendo uma comparação, seria quase que dizer que o Windows Phone é um iOS que pode rodar em smartphones de diversas marcas. Ou ainda, indo um pouco mais a fundo, o Windows Phone tem a filosofia que o pessoal do CyanogenMod entrega a usuários Android.

    Investimento em um hardware mais em conta, para um público que quer um telefone mais em conta

    SONY DSC

    Uma coisa não podemos negar. O Android e o iOS oferecem hoje, a melhor experiência quando o assunto é smartphones high end. Os dois sistemas oferecem experiências defasadas para telefones mais baratos. Comprar um iPhone que foi lançado há 2 anos atrás implica em abrir mão de recursos do iOS, já no Android, escolher um dispositivo barato, por mais que tenha sido lançado ontem, pode garantir uma péssima experiência com o sistema. Quem nunca ouviu um low end user falando: “Android trava muito! Quero um iPhone”.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Veja também:  Como fazer sua versão Funko Pop utilizando a IA do Bing

    O Windows Phone chegou por todos os lados. High End? Temos. Middle End? Também. Low End? Sim, temos. E, ao contrário dos outros sistemas, continuamos entregando a mesma experiência fluida e bonita que se espera do software.

    Continua depois do anúncio

    Eu cansei de recomendar o Lumia 620 para meus amigos. Porque ele atende exatamente a maioria das pessoas que eu conheço: eles querem um telefone que custe no máximo R$ 500,00, não fique travando (esse requisito costuma vir de usuários frustrados com Androids Low End), e dê pra fazer tudo aquilo que é legal de se fazer com um Smartphone: usar o Facebook, falar no Whatsapp, postar no instagram e ainda ter uns joguinhos legais pra se divertir de vez em quando.

    Essa possibilidade talvez seja o principal fator de que o Windows Phone está chegando rapidamente às massas dos países em desenvolvimento. Não é à toa que há quem diga que o sistema já é o segundo mais usado na América Latina. Aqui no Brasil mesmo, o crescimento do smartphone pode ser observado pelas ruas. Cada vez mais usuários de smartphones têm optado pela experiência oferecida pela Microsoft. Estive em Curitiba recentemente e foi assustador ver a quantidade de aparelhos da linha Lumia, da Nokia pela cidade. Posso afirmar com certeza que vi mais Lumias do que qualquer Galaxy ou iPhone por lá.

    Fodam-se o ovo e a galinha. Eu vou é fazer um ovo pra essa galinha nascer

    windowsphonestore_large_verge_medium_landscape

    É com essa frase que eu abordo a loja de aplicativos da Microsoft. Quando falamos de sistemas móveis, sempre falamos da dúvida eterna: a plataforma tem poucos desenvolvedores porque não tem público, ou não tem público porque tem poucos desenvolvedores?

    Continua depois do anúncio
    Veja também:  Como fazer sua versão Funko Pop utilizando a IA do Bing

    A Microsoft não quis saber de quem era o problema e se prontificou a criar tudo o que era mais necessário para que seu sistema pudesse vingar. Uma atitude louvável e poucas vezes vista pelos seus concorrentes. A empresa se encarregou de oferecer aquilo que ainda não era disponível pelos desenvolvedores de terceiros e o que não tinha jeito, não teve vergonha nenhuma de pedir autorização pra trabalhar pra eles.

    Na última semana a Microsoft anunciou a chegada de inúmeros nomes de peso em sua loja de aplicativos, como Instagram (sim!), Asphalt, CamScanner, Danger Dash, Flipboard, Talking Tom (ainda tem gente que usa essa porr*), Rail Rush, Temple Run 2, TuneIn Radio, Vine, entre outros. Com a chegada desses apps a experiência de quem está migrando de uma plataforma consolidada como iOS ou Android para o sistema da Microsoft pode ser bem menos conturbada.

    Em resumo.

    original

    A Microsoft foi audaciosa com o Windows Phone. Até mesmo porque, após o fracasso do moribundo Windows Mobile e a ascenção do iOS e do Android, a empresa não tinha muito o que fazer.

    A capacidade de reinvenção, muito trabalho e paciência da gigante de Redmond foram itens essenciais para que a empresa se tornasse a referência que é nos mais variados mercados e não está sendo diferente com o Windows Phone. Nos resta acompanhar essa novela da briga por nós consumidores, que só temos a ganhar.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A pedido de consumidores, marca investe em duas tonalidades: vermelho rubi, com aroma de frutas vermelhas, e roxo ametista, com aroma de amora

    Desenvolvida com manteiga de verdade, a novidade chega para completar a categoria da marca que conta com pães de fatias mais grossas e cascas fininha

    Ainda não há informações se a coleção chegará ao Brasil como a de Pringles

    A turnê de Bridgerton ainda não possui data de estreia, mas aparentemente faz parte da divulgação da nova temporada

    🔥 Em alta agora:

    Crocs e Kellogg’s se unem em collab com Tony, o Tigre e Tucano Sam

    Depois de apresentar ao público sua colaboração inusitada com a Pringles, a Crocs continua apostando no universo de alimentos e traz em sua nova...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,871FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade