Mais
    InícioPublicidadeDesignReformulação de Yahoo! Mail acende um alerta: o iOS7 trouxe o "Glass...

    Reformulação de Yahoo! Mail acende um alerta: o iOS7 trouxe o “Glass Design” de volta?

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    ✨ O que você precisa saber:

    • Yahoo! reformulou seu cliente de email, oferecendo 1TB de espaço gratuito e um novo design.
    • O novo design do Yahoo! Mail é criticado por seguir as diretrizes do iOS7, com excesso de efeitos de vidro.
    • A mistura de translucidez e flat design no iOS7 gera interfaces esquisitas, como a do Yahoo! Mail.

    O Yahoo! acaba de anunciar uma reformulação completa de seu cliente de email, que embora tenha ficado hibernado por muito tempo nos tempos obscuros do Yahoo! resolveu ganhar um toque da tia Marissa e agora está com uma cara nova e oferecendo nada mais nada menos que 1TB de espaço gratuito.

    Ótimo, certo? Uma pancada de espaço gratuito, e de quebra, um redesign, que não é nada mal se levarmos em consideração que as tendências mudam muito rápido ao longo do tempo. Mas não. Não só o aplicativo, como a plataforma para a web são muito feios. Eles parecem o tempo todo se apoiarem nas diretrizes de Design do iOS7, que, convenhamos, é uma psicodelia que só.

    Quando a Microsoft lançou o Windows Vista lá em 2007 com o tão famigerado Aero Glass, ela criou uma grande tendência no Design naquela época que perdurou por anos a fio: uma tendência que eu chamo de “glass design”. Tudo e todos os designers do universo queriam usar um efeito “embaçadinho” e translúcido para os backgrounds de tudo quanto é software, para parecer moderno e cool.

    Ao longo dos anos podemos perceber que o uso demasiado do “Glass Design” era burrice, pois exigia sobreposições e mais sobreposições de imagens e, como no caso do sistema operaciona, recursos demais do computador e entregavam algo completamente irrelevante.

    O recurso foi utilizado com muito mais cautela no Windows 7 e, no Windows 8, embora a translucidez ainda permaneça, o efeito de vidro, embaçando o objeto do fundo não existe mais: por um simples motivo: ele consome recurso e não oferece nenhum benefício estético, mas eis que nosso querido Designer Jony Ive, o nome por trás da grande reformulação do iOS em sua última versão, resolve encher, repito, encher o iOS7 de efeitos de vidro.  ios7-control-center

    Eu não sei quem falou pro Jony Ive que vidros são bonitos. Inclusive no iOS7 ele causa alguns efeitos extremamente estranhos como é o caso da central de controle (imagem ao lado). E o mais difícil de entender, é como o iOS consegue misturar os dois opostos: a translucidez e o nível de tratamento do vidro versus a simplicidade e a opacidade do flat design. É praticamente impossível, e podemos ver isso no iOS7. Ele é totalmente esquisito.

    Mas aí você para e pensa: os desenvolvedores irão ter senso estético pra saber utilizar só a parte boa das diretrizes de design da Apple para o iOS7, não vão?

    A resposta, infelizmente é Não. E eu acabei de chegar a essa conclusão ao ver a assustadora interface do Yahoo! para seu cliente de email.

    Vejamos:

    Yahoo_Mail_Desktop_-_Conversation_Preview_verge_super_wide Yahoo_Mail_Desktop_-_Theme_Picker_verge_super_wide US_-_Tablet_-_Win8_-_Inbox_View_large_verge_medium_landscape tumblr_inline_mucp5nIrtU1qhxx5s

    E tem até vídeo!

    O lado positivo é que a grande maioria dos apps que estão se redesenhando para o iOS7 estão aproveitando somente a parte flat. Que foi o caso do Instagram, Twitter e Facebook, por exemplo, que não chegaram nem perto dessa aberração que ficou o app do Yahoo!, mas uma coisa é certa. Se há menos de um ano era couro e tecido pra todo lado, algo me diz que veremos muito vidrinho embaçando as telas dos gadgets por aí.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Novidade foi anunciada no perfil oficial da Crocs USA e poderá chegar ao Brasil em breve

    Inspirada no universo alegre dos desenhos infantis, a nova cápsula está recheada de criatividade para toda a família

    Além da novidade, o Panettone da Tortuguita, sucesso de outras temporadas, também chega com novas máscaras colecionáveis.

    Rebranding não agradou ao público que acompanha a marca nas redes sociais

    🔥 Em alta agora:

    Crocs e Netflix criam modelo inspirado em Round 6

    Com a chegada da segunda temporada de Round 6 na grade de produções da Netflix, a Crocs e a gigante do streaming se uniram...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,437FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever
    Publicidade