A Piticas e a BandUP são duas empresas que atuam com marcas licenciadas de personagens da cultura pop e de bandas de rock, estão se unindo em um acordo que cria um dos maiores players de produtos geek do Brasil, a Cosmos.
A fusão aconteceu depois um longo interesse entre as duas partes, visto que tanto Bruno Brau, da BandUP, quanto Vinicius Rosseti, da Piticas, já conheciam do mercado. O interesse aflorou quando a IGC Partners foi contratada pela Piticas. A ideia inicial era buscar um investidor ou mesmo encontrar um comprador estratégico. Mas, neste momento, a fusão com a BandUP acabou sendo um movimento que permite criar um espaço maior no setor.
A complementariedade se explica também pelo canal em que as duas empresas atuam. A Piticas, cuja sede é em Guarulhos (SP), é forte no varejo. Atualmente, conta com 320 franqueados lojas no total, variando entre quiosques, lojas, e espaços Experience. Por outro lado, a BandUP tem foco no B2B, através de e-commerces e lojas oficiais de algumas marcas. A empresa também tem acordos com grandes varejistas, a exemplo de Carrefour e Sam’s Club.
Com a união das duas marcas, a ideia é manter as duas marcas. A nova companhia será presidida por Lucas Sacay, que já atuava na BandUP. Bruno Brau e Vinicius Rossetti, além de estarem também no dia-a-dia da operação, vão se dedicar ao conselho de administração da nova empresa.
A Cosmos terá uma participação igual entre as duas empresas e prevê um faturamento que deve superar os R$ 200 milhões em 2023. A nova holding nasce com pelo menos 50 licenciamentos de grandes marcas. Ente elas encontramos: Disney, Warner, Cartoon Network, Netflix, DC Comics, One Piece, Wandinha, Harry Potter, Star Wars, Looney Tunes, Naruto, Dragonball, Marvel, e algumas bandas de rock como Metallica, The Beatles, AC/DC, Aniplex e Spyfamily.