Mais
    InícioInovaçãoAplicativosTinder destaca histórias de amor em nova campanha global 'Tudo começa com...

    Tinder destaca histórias de amor em nova campanha global ‘Tudo começa com um Match’

    Campanha busca representar momentos mais marcantes das relações iniciadas pelo app

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Com pouco mais de 10 anos, o Tinder já virou sinônimo de aplicativo de relacionamentos. E embora o app seja um sucesso gigantesco, a marca acredita que agora é um momento de reforçar algumas histórias de amor daquelas que a gente sempre escuta por aí. É nesse sentido que vai a nova campanha global da companhia “Tudo começa com um Match”, que traz situações cotidianas comuns relatadas por usuários do aplicativo.

    Os filmes da campanha apostam em cenas como aquele date que dura 3 dias, ou ainda aquele momento em que você se depara com uma escova de dentes do crush no armário do banheiro. Estas e outras histórias reforçam o poder da plataforma em conectar pessoas não só para encontros casuais, mas também para relações mais profundas. Como as histórias de casamentos entre conhecidos do Tinder que vivem pipocando nos grupos de amigos e é retratada no filme a seguir:

    Continua depois do anúncio

    Durante um papo realizado com a imprensa e influenciadores na cidade de São Paulo, conversamos com o VP global de Marketing do Tinder, Rodrigo Fontes. Na conversa, Fontes contou um pouquinho do propósito da primeira campanha global da marca e ainda reforçou características únicas dos brasileiros no app.

    Como vocês chegaram nas histórias retratadas na nova campanha?

    O Tinder está focado no jovem adulto, essas pessoas que estão iniciando sua vida adulta com dates e flertes. As pesquisas com essas pessoas são uma constante para o Tinder. O briefing da campanha era mostrar todas as possibilidades que existem no Tinder e a melhor forma de fazer isso é refletir na campanha o que são os marcos de um relacionamento.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    É o momento da escova de dentes, do date que dura 3 dias, que você vai apresentar para os seus pais. É o momento em que você vê que a vida, de fato é bela, que a astrologia talvez funcione. É muita pesquisa, muita discussão de briefing. Discutimos diversos roteiros para chegar em roteiros que, de fato, iam entregar a mensagem e nos assets visuais que acreditamos que vão entregar a mensagem. Foi daí que veio a ideia.

    Veja também:  Tinder lança ferramenta para facilitar encontro dos usuários
    Rodrigo Fontes (à esq.) conversa com jornalistas e influenciadores sobre nova campanha global do Tinder. Imagem: Divulgação.

    Dados são muito relevantes para a companhia. Como vocês utilizam isso na parte de comunicação vocês utilizam isso?

    Nós vemos claramente refletido nas bios do Tinder o que está acontecendo na sociedade de cada país. Por isso que fazemos o relatório Year in Swipe, que resume o que aconteceu naquele ano baseado no que as pessoas foram colocando na bio delas. Quais os assuntos mais falados, o artista que fez mais sucesso. A forma com que as pessoas usam o aplicativo é sempre uma inspiração para nós. O app é uma super fonte de inspiração, bem como os jovens que ainda não estão no app e nós queremos entender como funciona o relacionamento deles. Tudo é utilizado de maneira anonimizada e garantindo todas as salvaguardas.

    Para onde vocês estão olhando e onde vocês querem chegar com esta nova campanha?

    Esta é uma campanha muito focada em percepção. Nós queremos muito trabalhar em expandir um pouco o que, muitas vezes, é uma percepção muito limitada das experiências que o Tinder pode proporcionar. É de fato retomar o controle sobre a narrativa da nossa marca junto de uma plataforma de marca global. Então a ideia é que “Tudo começa com um Match” seja uma plataforma que nós possamos pendurar todas as outras iniciativas de Marketing debaixo dela. E como toda plataforma de Marketing, ela precisa de consistência.

    Continua depois do anúncio

    Mudar uma percepção não é um processo que acontece com uma campanha só. É um processo que exige consistência, tempo, investimento. É iniciar um processo de ampliação da percepção da experiência do Tinder como um aplicativo que oferece todas as possibilidades que você quiser. E nos final das contas não estamos inventando nada, estamos trazendo para a campanha o que é, de fato, a experiência do usuário do Tinder.

    Dados do Tinder

    Sexo casual, um conceito desatualizado para solteiros em 2023

    Os jovens adultos de hoje estão abraçando novas experiências, novas conexões e novas formas de autodescoberta. Eles adoram tudo que tem a ver com boas vibrações, encontros e ficantes premium… O papel do Tinder continua a ser o de estimular a imaginação, trazendo possibilidades sobre como pode ser emocionante sair com alguém ou fazer algo novo. Para 56% dos jovens solteiros, o termo “sexo casual” está desatualizado ou significa algo diferente para eles do que para as gerações mais velhas.2 “Sexo casual”, como os jovens solteiros o definem, é simplesmente parte do processo dos relacionamentos e uma maneira de explorar uma conexão sem a pressão de rótulos – não é algo para se envergonhar ou guardar segredo.

    Jovens solteiros estão ressignificando as possibilidades de namoro de maneiras diversas e inclusivas

    O Tinder continua a ser o primeiro passo na jornada da vida amorosa de muitos, sendo o aplicativo mais baixado por jovens de 18 anos4, com a maioria dos membros tendo entre 18 e 25 anos. Os membros LGBTQIA+ são agora o grupo que mais cresce no Tinder, e os membros de 18 a 25 anos que se identificam como LGBTQIA+ no Tinder mais do que dobraram nos últimos 2 anos3. Na verdade, 33% concordam que sua orientação sexual é mais fluida e 29% dizem que sua identidade de gênero tornou-se mais fluida nos últimos 3 anos2.

    Continua depois do anúncio

    Para uma geração que quer mais

    O Tinder também revelou que as três principais coisas que os solteiros de 18 a 25 anos estão procurando agora são: companheirismo, amizade ou um ficante premium. 84% das pessoas entrevistadas disseram que são esperançosas e otimistas quando se trata de namoro e relacionamentos, mostrando uma abertura para as possibilidades que surgem de novas conexões2. Amor próprio e realização pessoal também são considerações crescentes entre os jovens solteiros, com 80% dos respondentes de 18 a 25 anos concordando que o autocuidado é sua principal prioridade quando estão namorando e 79% desejando que parceiros em potencial façam o mesmo3.

    Veja também:  iFood surfa em polêmica do BBB 24 e realiza publipost com ex de Lucas Buda

    Essa nova geração de solteiros inspirou o Tinder a lançar sua primeira campanha de marca global, “Tudo começa com um Match”, que não apenas celebra a diversidade de possibilidades, mas também gêneros, orientações e o multiculturalismo, tudo produzido com um elenco e equipe diversificados que reflete a atitude fluida e inclusiva que é tão inerente ao Tinder. Mais detalhes aqui.

    Paul Brunson, especialista em insights de relacionamento do Tinder, comenta: “Conhecer alguém novo é sempre emocionante. Acho interessante como os jovens solteiros estão abrindo caminho para uma abordagem com pouca pressão, sem estereótipos ou rótulos, estando abertos para novos tipos de relacionamento. O Tinder tem a maior concentração de pessoas procurando por conexões, e elas estão aderindo à autenticidade. É revigorante que os solteiros de hoje valorizem amizades fortes tanto quanto relacionamentos românticos – o julgamento com a casualidade no romance acabou porque esta nova geração fundamentalmente ressignificou e apropriou-se disso”.

    1. Dados internos do Tinder do recurso de perfil Tipos de Relacionamento, 2023
    2. Um estudo com 4.000 jovens de 18 a 25 anos solteiros nos EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá entre 21 de janeiro de 2023 e 7 de fevereiro de 2023, conduzido pela OnePoll em nome do Tinder.
    3. Dados de registro de membros do Tinder, 2022.
    4. Pew Research Center, Fevereiro de 2023; suportado por dados internos de membros do Tinder, janeiro de 2023

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Com ingressos esgotados em menos de uma hora, a pop-up store da SHEIN recebeu cerca de 8 mil pessoas entre os dias 12 e 15 de abril

    Os paulistanos ganharão também dois picolés exclusivos nos sabores Pavlova e Pistacchio

    As latas com a nova identidade da marca chegam ao Brasil um ano após o anuncio da mudança

    Em dois modelos diferentes, puffers da Baw apostam no estilo e na usabilidade

    🔥 Em alta agora:

    Pepsi começa a adotar novo logo no Brasil

    No início do ano passado, a Pepsi anunciou sua nova identidade visual em celebração aos seus 125 anos. Com a intenção de unir o...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,862FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade