Início Negócios Pesquisa online por ovos de Páscoa cresce 239% em 2023

Pesquisa online por ovos de Páscoa cresce 239% em 2023

Estudo da Tunad revela que o consumidor começou a pesquisar por marcas de chocolate duas semanas antes do feriado

Nesse ano ovos inspirados nos Ursinhos Carinhosos, Naruto, Bob Esponja e até mesmo Ovos de Páscoa para pets fizeram muito sucesso na mão dos consumidores, e embora a impressão que fique é de que a data passa a vender cada vez menos, um estudo realizado pela Tunad apontou exatamente o oposto disso, com a Páscoa 2023 disparando em pesquisas.

Durante a semana da Páscoa deste ano, a busca por ovos de chocolate registrou aumento de 239% em comparação com o mesmo período em 2022. Apesar disso, as buscas influenciadas pelas publicidades na televisão e no rádio geraram maior interesse do público no intervalo entre 25 de março e 1º de abril, semana que antecede à do feriado. Esse foi um dado coletado pela Tunad, primeira plataforma de moment marketing da América Latina.

Continua depois do anúncio

A Tunad realiza estudos com objetivo de analisar o impacto das publicidades veiculadas em TV e rádio no interesse do consumidor, refletido em pesquisas nos buscadores. O estudo da Páscoa de 2023 acompanhou os anúncios das empresas de chocolate no período de 25 de março a 8 de abril.

Pesquisa online por ovos de Páscoa cresce 239% em 2023

O relatório afirma que as campanhas atingiram 80% de efetividade em média, ou seja, todas as marcas foram capazes de ultrapassar, em algum grau, a média de buscas da categoria. Durante a semana da Páscoa 2023, os resultados online registraram a busca pelas marcas 10 minutos após a veiculação das publicidades. Nesse intervalo, foram identificadas, ao todo, 32.845 pesquisas por “Cacau Show”, seguido por “Ferrero Rocher”, com 5.959 buscas, “Nestlé”, com 1.250, “Kinder Ovo” e “Lacta” ficaram atrás com 360 e 359, respectivamente.

Continua depois do anúncio

“Analisamos o histórico de relatórios da Tunad desde 2020 e foi possível notar a curva de comportamento do consumidor no período da Páscoa. Nos últimos anos, os resultados apontaram que as pesquisas pelas marcas se concentraram, principalmente, na última semana de compras. Já este ano, além da busca antecipada, as próprias empresas têm ampliado o investimento em publicidade na TV e no rádio. Isso demonstra o nível de confiança no anúncio fora do online, que ainda tem muita influência”, explica Ricardo Monteiro, CSO e COO da Tunad.

Histórico de Ovos de Páscoa

Em abril de 2020, início da pandemia, apenas duas marcas – Cacau Show e Ferrero Rocher – tiveram publicidades de ovos de Páscoa veiculadas no offline e registraram uma média de aumento de pesquisas moderado, abaixo de 50%.

Continua depois do anúncio

Já em 2021, apesar de ainda haver isolamento intenso da população, as empresas Havan, Max Atacadista e Kinder Ovo, além de Cacau Show e Ferrero Rocher, trabalharam com o investimento em inserções offline. O comportamento dos usuários apresentou um aumento na demanda de interesse pelas marcas no horário da exibição, ampliando as buscas por Ferrero Rocher e Max Atacadista em 160% e 140%, respectivamente – seguidos por Kinder Ovo, 93%; Havan, 16%; Cacau Show 13%.

O ano de 2022 foi marcado pela retomada de diversos setores no país e apresentou a inserção de novas marcas aos anúncios offline para a Páscoa. Segundo o relatório, foram registradas inserções das marcas Cacau Show, Ferrero Rocher, Atacadão, Assaí Atacadista e Kinder Ovo. Os índices de interesse se mantiveram em alta, com destaque para as lojas atacadistas, atrás apenas de Kinder Ovo, com aumento das buscas em 132%. Assaí Atacadista ficou na segunda posição, com 126%, seguido por Atacadão, 79%; Ferrero Rocher, 21% e Cacau Show, 6%.

Conheça nosso podcast

FOOTER AMP
Sair da versão mobile