Depois da Chilli Beans usar Inteligência Artificial para desenvolver sua campanha institucional, agora chegou a vez da NotCo também apostar nas novas tecnologias para repassar a mensagem da marca para os consumidores utilizando IA para imaginar como seriam os animais se eles chegassem à expectativa de vida plena. A campanha visa conscientizar as pessoas sobre a diferença entre o tempo que os animais vivem na natureza em comparação com o que acontece na indústria alimentícia tradicional.
Durante a data em que é comemorado o Dia Mundial da Terra, em 22 de abril, as imagens hiper-realistas feitas com inteligência artificial poderão ser vistas em outdoors e anúncios impressos em diversas cidades dos EUA e no próprio Brasil, em uma das principais vias de São Paulo. Em outros países onde a marca opera, como Chile, Canadá, México e Argentina, a ação será trabalhada por meio das mídias sociais.
A campanha foi criada para surpreender a população ao mostrar que as vacas podem viver até 49 anos na natureza, os porcos até 23 e as galinhas até 13. No entanto, no sistema alimentar atual, esses animais vivem apenas alguns meses e, às vezes, apenas alguns dias.
“Na NotCo já usamos a nossa inteligência artificial para criar alimentos à base de plantas incrivelmente deliciosos, com o mesmo sabor dos alimentos de origem animal, como forma de construir um futuro melhor para o nosso planeta”, afirma Fernando Machado, CMO global da NotCo. “Para trazer ainda mais luz ao tema, nos voltamos novamente para a IA, porque, neste momento, vacas, porcos e galinhas, que são criados apenas para alimentar pessoas, vivem só uma fração da sua expectativa de vida normal. Esperamos que isso desencadeie uma conversa mais profunda sobre como todos podemos fazer a nossa parte para criar esse futuro melhor juntos – para nós, para o nosso planeta e para os animais”, completa.
A produção global de alimentos, que se baseia na criação de animais, utiliza até um terço da superfície da Terra e emite mais CO2 do que todos os transportes do mundo combinados. Desde o seu início, a NotCo tem expandido as fronteiras da produção alimentar sustentável através da sua tecnologia e ciência únicas.
A IA patenteada da empresa, o Giuseppe, analisa a estrutura dos alimentos derivados de animais a um nível molecular para reproduzir o sabor, textura, funcionalidade e cheiro – utilizando apenas plantas. Esses produtos têm um impacto significativamente menor no planeta e nos seus preciosos recursos; por exemplo, o NotChicken utiliza 86% menos água e gera 73% menos CO2 do que a produção tradicional de frango.
“Na NotCo, acreditamos que IA é a chave para desbloquear um novo futuro brilhante dos alimentos, porque tem a capacidade de eliminar a nossa dependência da produção de produtos de origem animal”, diz o cofundador e CEO da marca, Matias Muchnick. “Nos fizemos uma simples pergunta: ‘Quando foi a última vez que vimos uma vaca velha – será que alguma vez realmente vimos uma?’. A resposta foi não, por isso recorremos a um tipo diferente de tecnologia para nos dar um olhar preciso. Ficamos surpresos com o que vimos e achamos que as pessoas também ficarão”, complementa.
A nova campanha de conscientização da NotCo com a IA vem logo após o anúncio da empresa ter recebido a certificação de Empresa B. Esse é um movimento global de organizações que buscam padrões elevados de desempenho social e ambiental, transparência e governança. O selo de Empresa B aplica-se a todos os seus produtos incluindo NotMilk, NotBurger e NotChicken, bem como NotMeat, NotIceCream, NotCreme e NotMayo em países como Brasil, EUA, Canadá, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia, Equador e Paraguai.
No Brasil, os produtos da NotCo podem ser encontrados em mais de 2 mil pontos de venda, nas principais redes de supermercado e no digital. Para além disso, a marca está avançando a transformação da indústria alimentar a nível global através de parcerias internacionais, como The Kraft Heinz NotCo, Burger King, Shake Shack, Starbucks e Dunkin Donuts.
Acompanhando a estratégia global, a operação no Brasil também vem trabalhando para aumentar a oferta de produtos plant-based em restaurantes e lanchonetes, ampliando cada vez mais sua gama de parceiros, com nomes locais como Bullguer, Mr. Cheney e Casa do Pão de Queijo.