Mais
    Início Inovação Senado irá avaliar proposta de lei que visa proibir corte na internet...

    Senado irá avaliar proposta de lei que visa proibir corte na internet fixa

    Publicidade

    O Senado acabou de divulgar que irá, por meio de sua Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, examinar a ideia legislativa que tem como intuito proibir o corte ou redução da internet fixa quando for atingida determinada franquia de dados.

    A ideia proposta no portal e-Cidadania do Senado Federal precisava de pelo menos 20 mil manifestações a favor para ser colocada sob avaliação da CDH. O número foi alcançado em menos de 6 dias, um recorde, de acordo com o Senado.

    Continua depois do anúncio

    ideia-legislativa-contra-corte-reducao-internet-fixa-blog-gkpb
    Ideia Legislativa proposta no dia 13 já alcançou a quantidade necessária de apoios para ser avaliada pela CDH.

    Nas últimas semanas, o assunto tem gerado grande mobilização nas redes sociais desde que as operadoras anunciaram que passarão, a partir de 2017, a cortar o acesso dos usuários que atingirem o limite de sua franquia de dados, e oferecerão pacotes com franquias diferenciadas.

    De acordo com as operadoras, isso permitirá que cada usuário pague pelo serviço conforme seu uso, o que poderia beneficiar aqueles que consomem menos dados. Entretanto, aqueles que consomem mais dados terão que pagar mais por isso. Isso afeta principalmente os internautas que são usuários de serviços de vídeo como Youtube e Netflix.

    Continua depois do anúncio

    Para o senador Walter Pinheiro (BA), a limitação por volume de tráfego representa uma violação dissimulada do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), que proíbe a discriminação de conteúdo na rede.

    Justamente para impedir isso, a sugestão solicita que se proíba “expressamente, o corte ou a diminuição da velocidade por consumo de dados nos serviços de internet de Banda Larga Fixa, tanto nos novos quanto nos antigos contratos” e que se fixe multa, em benefício do consumidor lesado, quando houver o descumprimento da proibição.

    Continua depois do anúncio

    Além da CDH, a Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado também deverá debater o assunto, conforme adiantou seu presidente, o senador Lasier Martins (PDT-RS).

    Nesta segunda-feira, a Anatel suspendeu por 90 dias a implementação do corte e determinou que as operadoras informem os usuários sobre seus planos. No entanto, o presidente da Agência, João Rezende, disse, em entrevista à imprensa, que as operadoras não têm mais condição de oferecer internet ilimitada.

    Com informações de: Agência Senado.

    Com amor, GKPB. <3

    Acompanhe novidades em tempo real. Siga nosso perfil no Instagram.

    Publicidade

    Conheça nosso canal no Youtube:

    Publicidade

    GKPB Em Vídeo

    Geek Public... o quê?

    imagem-perfilMatheus Ferreira, 29, é o cara que cuida desse site que você já ouviu falar por aí.

    O Geek Publicitário é mais que um Blog de Publicidade. É um lugar para abordar tudo o que acontece de mais interessante no mercado da comunicação, da criatividade e do universo geek. Entre, tire os sapatos e sinta-se a vontade.

    + Saiba mais

    Conecte-se

    64,608FãsCurtir
    93,700SeguidoresSeguir
    14,500InscritosInscrever

    Veja também:

    TCL investe no segmento de ar-condicionado com lançamento da linha Elite Series

    A TCL já é uma conhecida dos brasileiros por seus aparelhos televisores com um os melhores custo-benefício do mercado. Mas a companhia produz uma...

    Cerveja Blue Moon ganha versão em lata

    Presente oficialmente no Brasil desde 2019 através da importadora Interfood, a Blue Moon, marca de cerveja estadunidense, acaba de ganhar uma versão em lata...

    TCL apresenta novas TVs Mini-LED, QLED e 4K HDR na CES 2021

    Hoje o dia foi movimentado no mundo da tecnologia. Diversos players aproveitaram a segunda-feira para anunciarem novidades na primeira edição totalmente digital da CES,...

    Metrô SP e CPTM passam a oferecer bilhete digital por QR Code

    O Governo do Estado de São Paulo lançou na última sexta-feira (11) o TOP, seu novo Bilhete Digital através de QR Code para embarque...

    Site de Receitas Globo adota nova identidade, endereço e perfis nas redes sociais

    Desde ontem, dia 7, o site Receitas GShow, que pertence ao Grupo Globo, passou a se chamar somente "Receitas" e ganhou uma nova URL...

    Newsletter

    Equipe

    Matheus Ferreira

    Editor-Chefe

    Tom Oliveira

    Repórter

    Publicidade
    Publicidade