Mais
    InícioInovaçãoSenado irá avaliar proposta de lei que visa proibir corte na internet...

    Senado irá avaliar proposta de lei que visa proibir corte na internet fixa

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    O Senado acabou de divulgar que irá, por meio de sua Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, examinar a ideia legislativa que tem como intuito proibir o corte ou redução da internet fixa quando for atingida determinada franquia de dados.

    A ideia proposta no portal e-Cidadania do Senado Federal precisava de pelo menos 20 mil manifestações a favor para ser colocada sob avaliação da CDH. O número foi alcançado em menos de 6 dias, um recorde, de acordo com o Senado.

    Continua depois do anúncio
    ideia-legislativa-contra-corte-reducao-internet-fixa-blog-gkpb
    Ideia Legislativa proposta no dia 13 já alcançou a quantidade necessária de apoios para ser avaliada pela CDH.

    Nas últimas semanas, o assunto tem gerado grande mobilização nas redes sociais desde que as operadoras anunciaram que passarão, a partir de 2017, a cortar o acesso dos usuários que atingirem o limite de sua franquia de dados, e oferecerão pacotes com franquias diferenciadas.

    De acordo com as operadoras, isso permitirá que cada usuário pague pelo serviço conforme seu uso, o que poderia beneficiar aqueles que consomem menos dados. Entretanto, aqueles que consomem mais dados terão que pagar mais por isso. Isso afeta principalmente os internautas que são usuários de serviços de vídeo como Youtube e Netflix.

    Para o senador Walter Pinheiro (BA), a limitação por volume de tráfego representa uma violação dissimulada do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), que proíbe a discriminação de conteúdo na rede.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Justamente para impedir isso, a sugestão solicita que se proíba “expressamente, o corte ou a diminuição da velocidade por consumo de dados nos serviços de internet de Banda Larga Fixa, tanto nos novos quanto nos antigos contratos” e que se fixe multa, em benefício do consumidor lesado, quando houver o descumprimento da proibição.

    Além da CDH, a Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado também deverá debater o assunto, conforme adiantou seu presidente, o senador Lasier Martins (PDT-RS).

    Continua depois do anúncio

    Nesta segunda-feira, a Anatel suspendeu por 90 dias a implementação do corte e determinou que as operadoras informem os usuários sobre seus planos. No entanto, o presidente da Agência, João Rezende, disse, em entrevista à imprensa, que as operadoras não têm mais condição de oferecer internet ilimitada.

    Com informações de: Agência Senado.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    As peças possuem design universal que atendem a atletas com e sem deficiências

    Novo sabor já está disponível por tempo limitado em diversas lojas da marca espalhadas pelo Brasil

    Ator que interpreta o Greg, de Todo Mundo Odeia o Chris, divulgou a promoção 2 Whopper por R$ 25 e cutucou o McDonald's

    Foodtech faz parceria com o chef Diego Oka para revelar uma nova alternativa vegetal da ‘sopa de tartaruga’, que corre risco de extinção

    🔥 Em alta agora:

    Samsung Galaxy é a patrocinadora oficial do FFWS Brasil 2024

    No próximo sábado, 20, começa o campeonato de Free Fire FFWS Brasil e de olho no público do game a Samsung acaba de confirmar...

    🔥 Em alta agora:

    Samsung Galaxy é a patrocinadora oficial do FFWS Brasil 2024

    No próximo sábado, 20, começa o campeonato de Free Fire FFWS Brasil e de olho no público do game a Samsung acaba de confirmar...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,885FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade