Mais
    InícioPublicidadeTVGlobo passa a exibir formato wide no sinal analógico e muda logo...

    Globo passa a exibir formato wide no sinal analógico e muda logo no digital

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    O fim da TV analógica que estava previsto para acontecer ainda este ano foi adiado agora para 2018 pelo fato de boa parte dos telespectadores brasileiros ainda não terem conversores de sinal ou TVs compatíveis em casa. Por este motivo a Anatel decidiu tomar uma decisão mais firme e obrigou as emissoras a transmitirem o sinal analógico no formato widescreen.

    O formato, também conhecido tecnicamente como 16:9, que já é adotado no padrão digital agora também chega às TVs analógicas. Isso, é claro, significa que agora quem está acostumado com o sinal analógico passará a ver mais informações na tela, em troca de uma imagem menor no geral. Com duas faixas pretas, uma em cima, outra em baixo. Um formato conhecido como Letterbox.

    Continua depois do anúncio
    Veja também:  Kwai e TikTok trocam provocações no Twitter durante prova no BBB 24
    antigo-vs-novo-formato-analogico-blog-gkpb
    Novo formato conserva proporções widescreen, mas mantém dentro de uma caixa no formato janela clássica. O 4:3.

    O espaço “perdido” deverá ser aproveitado ainda como um lembrete aos desavisados. Além de contar com um grande “A” indicando que o sinal é analógico, a área receberá ainda uma contagem regressiva indicando quando será o fim da transmissão daquele sinal naquela região.

    Impacto nos GCs e demais informações exibidas na tela da Globo

    A TV Globo foi o primeiro grande canal de TV Aberta a implantar o formato Letterbox, e a mudança influenciou até mesmo o público que assiste o canal pelo formato digital.

    Isso porque o logo da emissora em marca d’água e os demais geradores de caracteres, que ficavam no limite imaginário da transmissão em janela clássica (4:3) para ser também exibido no analógico, agora podem ocupar todo o espaço lateral da tela.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Veja também:  Inter apresenta novo logo e se posiciona como super app financeiro

    antes-e-depois-gc-globo-logo-canto-tela-widescreen-digital-2-analogico-blog-gkpb

    Ou seja, se você estranhar encontrar o logo da emissora no canto direito, saiba que você não está ficando maluco e ele estava ali perto, mas agora pode ir para o canto sem desaparecer na transmissão analógica.

    comparaca-logo-antes-depois-globo-blog-gkpb
    Em um caso de logo duplicado na tela dá pra perceber onde era posicionado versus onde está agora.

    De qualquer forma até mesmo a Globo está um pouco perdida com tanto espaço disponível horizontalmente. Nas primeira transmissões utilizando a nova área disponível ficou bem difícil encontrar um padrão de posicionamento dos itens na tela.

    Continua depois do anúncio

    A safe area (área de segurança) da esquerda da tela estava bem maior que a da direita. Além disso, o alinhamento da marca d’água está bem mais próximo do limite inferior, que do limite à direita.

    Veja também:  Big Day: marcas exploram evento do BBB em posts de oportunidade nas redes
    Com nova proporção padrão, TV Globo se atrapalhou na hora de posicionar os elementos na tela.
    Com nova proporção padrão, TV Globo se atrapalhou na hora de distribuir os elementos na tela.

    O novo formato de distribuição de imagem ainda deve ser adotado pelas demais emissoras que mantém a transmissão no sinal analógico até que todas as cidades do país possam, enfim, desligá-lo. A cidade de Rio Verde, no Goiás, já saiu na frente e é a primeira cidade do país a contar com o sinal 100% digital. Agora só faltam as outras 5.569.

    Com informações de Rede Globo e João Xavier.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A partir do dia 23 de abril, os fãs do live-action podem se divertir com uma ação interativa enquanto aguardam o próximo ônibus

    A parceria ainda ganhará um novo produto que é a medalha de gelatina busca estimular o reconhecimento de atitudes gentis

    A pedido de consumidores, marca investe em duas tonalidades: vermelho rubi, com aroma de frutas vermelhas, e roxo ametista, com aroma de amora

    Desenvolvida com manteiga de verdade, a novidade chega para completar a categoria da marca que conta com pães de fatias mais grossas e cascas fininha

    🔥 Em alta agora:

    Cantarola e Ana Maria se unem em collab

    Ana Maria, marca do Grupo Bimbo no Brasil, acaba de lançar uma novidade que promete deixar os looks dos consumidores ainda mais divertidos e...

    🔥 Em alta agora:

    Cantarola e Ana Maria se unem em collab

    Ana Maria, marca do Grupo Bimbo no Brasil, acaba de lançar uma novidade que promete deixar os looks dos consumidores ainda mais divertidos e...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,867FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade