O Rio de Janeiro sedia mais um ano o ‘Breaking do Verão’, maior festival de Breaking do país, estilo de dança esportiva que fará sua estreia como modalidade olímpica em Paris 2024 e traz boas promessas de medalhas para o Brasil. O evento acontecerá entre 19 a 22 de janeiro, no Velódromo do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.
Estilo de dança de rua, que se popularizou nos anos 70 no Bronx, em Nova York, o breaking é um dos elementos que compõem a Cultura Hip Hop. É cultura e uma filosofia de vida. Assim como o skate e surf, o breaking possui seu próprio “Life Style”. A nova modalidade olímpica tem sua própria música, arte e dança.
O Breaking do Verão é apresentado por Governo do Estado do Rio de Janeiro e Petrobras. Concebido e realizado pela agência Fábrica, o festival tem patrocínios de Cheetos e Redley, apoios da Red Bull e Dorflex. Ele conta ainda com parceria de mídia do Grupo Globo e será transmitido ao vivo pelos canais Sportv e TV Globo, durante a programação do Esporte Espetacular.
“A segunda edição do Breaking do Verão chega ainda mais forte para dar mais visibilidade a essa nova modalidade olímpica. Estamos trazendo os melhores b-boys e b-girls do mundo que estão se destacando em competições internacionais. Além dos convidados, abrimos vagas para quem quiser participar, se tornando um evento mais democrático através de eliminatórias. Acreditamos que essa competição irá fazer com que as pessoas conheçam mais a fundo a cultura e o que está por trás dessa dança desportiva. O breaking é uma ferramenta de transformação fortíssima e queremos trazer esse olhar para as pessoas” afirma Fernando Bó, gestor de projetos especiais da Fábrica e idealizador do Breaking do Verão.
Com o dobro de dias em relação à estreia, o evento contará com b-boys e b-girls convidados, além dos inscritos nas eliminatórias na competição que acontecem nos dias 19 e 20 de janeiro. A competição tem curadoria técnica de Pelezinho, b-boy que cresceu no interior de São Paulo, e se tornou o responsável por colocar o Brasil no mapa mundial do breaking.
Ao todo são 32 atletas em busca do título de melhor B-Boy e melhor B-Girl da 2º edição do Breaking do Verão. Destes, 12 são atletas internacionais, como o americano Victor, o cazaquistanês Amir, a alemã Jilou, a americana Logistx, e a japonesa Ami. Entre os competidores nacionais, o evento traz nomes como o paraense Leony, atual campeão do BDV e os paulistas Luan San e Toquinha, que são representantes do Time Petrobras, a brasiliense Maia, e outras novidades. Compondo o time de jurados, o campeonato conta com 2 nomes internacionais, entre eles o b-boy argelino-francês Lilou, um dos nomes mais emblemáticos da cena Breaking mundial, e 1 nacional.