Na última sexta-feira, dia 12, Washington Olivetto , um dos publicitários mais notáveis do cenário brasileiro esteve no programa Mariana Godoy Entrevista.
Durante os cerca de 50 minutos de programa, Olivetto, que já é conhecido por bordões inesquecíveis, nos presenteou com uma análise simples e clara do mercado publicitário e ainda deu valiosas dicas pra quem quer ter sucesso na área.
Eu infelizmente não consegui ver o programa ao vivo. Só conseguir ver hoje, terça-feira, mas o conteúdo é tão bom, mas tão bom, que eu achei que valeria a pena trazer alguns dos melhores momentos pra cá. Que serão abordados logo abaixo.
O “Primeiro Sutiã” era fora das regras da TV
Poucos sabem, mas na verdade o “Primeiro Sutiã“, um dos filmes mais famosos da história da publicidade no Brasil quase não pôde ser veiculado inteiro na TV. Isso porque à época a Globo não permitia anúncios maiores que 1 minuto.
Washington Olivetto conta que chegou a telefonar pessoalmente para o Boni, chefão da emissora até então, pedindo uma exceção. Bem, o resultado é que funcionou.
Sobre ídolos e o sucesso profissional
Ainda falando sobre Boni e sua admiração por um dos maiores nomes da história da TV, Olivetto diz: “Uma das melhores coisas que o sucesso profissional pode dar. Claro que ganhar um bom dinheiro é bom, claro que ser reconhecido é bom, […] mas eu acho que a coisa melhor que o sucesso profissional pode dar é a possibilidade de ficar amigo dos seus ídolos.”
Influência feminina e os benefícios na comunicação
Olivetto diz que sempre foi rodeado por mulheres. Avó, mãe, tias, todas as mulheres de sua vida o fizeram aprender muito sobre a sensibilidade do universo feminino. O que foi (e ainda é) muito útil na profissão de publicitário.
“A Publicidade não é tão importante assim”
Ao comentar o caso de plágio cometido por um candidato a cargo público do Peru, Olivetto chega a comentar que está acostumado com isso e que não acha isso muito importante em uma profissão onde tudo muda muito rápido como a publicidade. E acrescenta: “até porque a publicidade é tão importante assim”.
A pior coisa que um produto ruim pode ter é uma boa propaganda
Ao abordar a temática de Marketing Político, Olivetto solta mais um de seus bordões: eu prefiro anunciar um produto que o consumidor possa devolver se não gostar.
Diante da afirmação, Mariana questiona se não existe uma propaganda boa para um produto ruim. A resposta é enfática: “A pior coisa que um mal produto pode ter é boa propaganda. Porque ele vai ser descoberto mais depressa”.
Nós somos uma intromissão
Ao explicar que a publicidade não é responsável pela venda do produto, Olivetto explica a importância de se criar um anúncio interessante e criativo:
“Nossa obrigação é criar a predesposição de compra […] nós somos uma intromissão. Ninguém que está assistindo a gente agora ligou aqui na Rede TV pra ver um comercial de televisão. Todo mundo quer ver o programa da Mariana […] Então o comercial vai ser um intrometido. O mínimo que o intrometido pode fazer, é ser bem educado.”
Ninguém precisa ter muito talento pra ser o melhor publicitário do mundo
Uma das coisas mais pedidas pelos tuiteiros estudantes de propagandas e entusiastas de Washington Olivetto foram dicas para quem está começando. Oliveto diz que é muito difícil dar palpite na vida dos outros, mas deixa seu recado:
“Ninguém precisa ter muito talento pra ser o melhor publicitário do mundo. Precisa ter algum talento. […] Tem que trabalhar muito. Tem que saber administrar a sorte e tem que, principalmente, se informar loucamente, sem preconceito de informação.”
A entrevista completa com o Washington Olivetto está disponível no site do programa Mariana Godoy Entrevista e pode ser acessada clicando aqui.