Vivemos numa realidade em que damos cada vez mais atenção ao plano de dados dos celulares do que para os minutos disponíveis de voz. E num país em que 72% dos telefones celulares são pré-pagos e os aplicativos de mensagens são líderes, o brasileiro começa a redobrar o foco no controle do pacote de dados, tentando evitar ao máximo a redução de velocidade imposta pelas operadoras de telefonia.
Em meio a isso tudo, a Opera lançou o Opera Max, aplicativo que tem a proposta básica de ajudar o usuário a controlar de maneira mais fácil os gastos do plano de dados do smartphone, tudo para evitar ficar na mão quando precisar e também para ter mais agilidade na hora de reproduzir aquele vídeo do YouTube que sugaria todo o seu plano.
O aplicativo funciona de uma maneira bem simples: ele comprime o conteúdo que você deseja visualizar e envia para o seu celular, de forma com que ele seja reproduzido em uma boa qualidade.
E da mesma forma que alguns outros aplicativos fornecem uma melhor gestão de bateria, com o Opera Max você pode controlar quais apps podem ou não usar seu pacote de dados, já que muitos deles rodam em segundo plano e você nem fica sabendo.
Testando o Opera Max
Resolvi fazer um teste com o aplicativo e assisti um episódio de Friends na Netflix pelo celular. Apesar de no início a qualidade ter ficado um pouco estranha, segundos depois ela já estava praticamente perfeita. Sem nenhum tipo de interrupção para carregar no meio do episódio ou algo do tipo. Assim que terminou, abri o aplicativo para conferir e o resultado foi uma economia de aproximadamente 100MB.
O aplicativo funciona através de VPN, o que nos faz questionar o controle de privacidade dos dados. Segundo a empresa, são obedecidas regras internacionais e que os dados dos usuários não são armazenados ou repassados. As únicas informações retidas são aquelas que são usadas para estatísticas e análises macro, nada de filtrar os usuários. Privacidade é prioridade.
Atualmente você encontra o Opera Max somente para dispositivos Android (Clique aqui e faça o download na Play Store). Existe uma versão para iOS que ainda está em fase de testes e que não foi liberada para o público. Já os usuários de Windows Phone terão que aguardar, pois não existe uma previsão do app para o sistema.
Se você busca uma maneira de poupar seu pacote de dados para que ele dure por todo o mês, essa pode ser a solução dos seus problemas 😉
Por Rafael de Almeida.