Mais
    InícioPublicidadeDiversidadeUncomfortable Food: menu de Stella Artois promove protagonismo feminino na gastronomia

    Uncomfortable Food: menu de Stella Artois promove protagonismo feminino na gastronomia

    Campanha busca debater representatividade de líderes mulheres nas cozinhas profissionais

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Embora sejam as mulheres que lideram 96% das cozinhas domésticas no Brasil, elas são apenas 7% das líderes de cozinhas profissionais nos restaurantes mais renomados do Brasil. E foi pensando nisso que Stella Artois decidiu convidar algumas grandes chefs para a criação do Uncomfortable Food, um menu que pretende dar luz aos desafios das mulheres dentro do mercado da gastronomia no país.

    O movimento ganhou o endosso das chefs Bela Gil, Kátia Barbosa, Andressa Cabral, Bel Coelho, Cafira Foz, Bruna Martins, Kalymaracaya Nogueira, Amanda Vasconcelos, Michele Crispim e Nara Amaral. A união do time deu origem a essa experiência gastronômica – cada prato cocriado pelas profissionais traz uma reflexão sobre o cenário atual da gastronomia e um convite à mudança.

    Continua depois do anúncio

    Andressa Cabral e Bruna Martins assinam a criação da entrada chamada “Lagostim da Prosperidade”, enquanto Kátia Barbosa e Cafira Foz criaram o “Baião de Todas” e Bela Gil e Bel Coelho fizeram a quatro mãos um “Mousse Quebrando Barreiras”. A ação vai chegar aos restaurantes de diversas partes do Brasil por meio de um circuito gastronômico no qual, durante um mês, cada estabelecimento terá uma data de início de um novo – e limitado – prato “Uncomfortable Food” no menu. Para mais informações, basta consultar o site do projeto

    Veja também:  Dia da Mulher: Heineken cria bebida difícil de engolir para refletir experiência feminina no mercado de trabalho

    A ação integra a iniciativa Juntas na Mesa, plataforma de transformação social de longo prazo criada pela marca da Ambev para promover a equidade de gênero na gastronomia, aumentando o protagonismo das mulheres e fomentando o empreendedorismo feminino. “Com Juntas Na Mesa, queremos mobilizar a sociedade em uma jornada com Stella Artois para brindarmos uma gastronomia com mais protagonismo feminino.

    Fizemos a pesquisa para conhecer a fundo as dores e desafios dessas mulheres no mercado da gastronomia e vamos atuar para propor uma mudança a essa realidade, principalmente nas frentes de visibilidade, formação e crédito”, destaca a diretora de marketing de Stella Artois, Mariana Porto. “Uncomfortable Food marca o lançamento dessa nova plataforma de Stella Artois a fim de dar visibilidade ao talento e potencial dessas chefs, buscando movimentar a sociedade para trazer mais equidade para esse mercado”, complementa.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Veja também:  The Waffle King vira The Waffle Queen para celebrar Dia das Mulheres

    O projeto ainda traz um filme, com direção de Georgia Guerra-Peixe_Joca, para apresentar a iniciativa. “Apesar de seus desafios, é a paixão que move essas mulheres. Usamos como base o termo ‘comfort food’, reconhecido na gastronomia para falar de comida aconchegante e de afeto, para retratar essa tensão social por meio do ‘Uncomfortable Food’, um termo que se refere às barreiras que elas enfrentam”, conta Nayara Lima, Creative Leader da SOKO. “A comida de afeto normalmente é relacionada às mulheres, mas nas cozinhas profissionais, onde estão o lucro e a projeção de carreira, a figura do homem ainda prevalece”, complementa.

    “Esse foi um dos projetos mais interessantes que eu realizei nos últimos tempos, porque tive a condição de, enquanto eu desenvolvia, refletir e rever a minha profissão. É um filme que fala sobre a condição da mulher na profissão dela como chef de cozinha e as mulheres na cozinha. Foi muito interessante o espelho que eu pude ver refletido na minha própria história. Stella Artois foi muito respeitosa no processo inteiro e nunca deixou de ter uma intenção verdadeira e inteira com a questão do projeto, além de toda a equipe ser formada por mulheres”, diz Georgia Guerra-Peixe_Joca, diretora da Café Royal, produtora do filme.

    Continua depois do anúncio
    Veja também:  Afrolab Nivea chega a fase final potencializando influenciadores negros de periferia

    O projeto está em linha com o compromisso de Stella e Ambev, que trabalham pela equidade de gênero e no combate a questões como machismo, objetificação da mulher no universo cervejeiro, homofobia e racismo. Mais dados sobre o estudo, o movimento Juntas Na Mesa e a experiência gastronômica de Uncomfortable Food estão disponíveis no hotsite da campanha.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Com ingressos esgotados em menos de uma hora, a pop-up store da SHEIN recebeu cerca de 8 mil pessoas entre os dias 12 e 15 de abril

    Os paulistanos ganharão também dois picolés exclusivos nos sabores Pavlova e Pistacchio

    As latas com a nova identidade da marca chegam ao Brasil um ano após o anuncio da mudança

    Em dois modelos diferentes, puffers da Baw apostam no estilo e na usabilidade

    🔥 Em alta agora:

    Pepsi começa a adotar novo logo no Brasil

    No início do ano passado, a Pepsi anunciou sua nova identidade visual em celebração aos seus 125 anos. Com a intenção de unir o...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,860FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade