Eu fiquei tão triste quando vi essa matéria, que quando o site não carregou da primeira vez que cliquei, eu fechei a aba e fiquei tentando me convencer de que era uma pegadinha. Mas ao que tudo indica, é real. Hugo Barra está deixando mesmo o Google.
Eu fico triste, porque pra mim, o Barra é uma das maiores inspirações. O mineiro que deu certo em uma das maiores empresas do mundo, da área de tecnologia e que cuida do sistema operacional que eu mais tenho apreciação hoje.
Ao que tudo indica o VP do Android saiu por uma junção de fatores. O primeiro é que ele trabalharia na chinesa Xiaomi, que utiliza a plataforma Android, O segundo já é mais pessoal e envolve relacionamento com uma Nerd do Google e até uma possível traição dela com o Sergey Brin, co-fundador da empresa.
Infelizmente essa saída do Hugo Barra da empresa é mais um fator que pode indicar uma luzinha amarela acesa para o Android. Recentemente outro funcionário envolvido com o Android postou em sua página do Google+ que estava abandonando o projeto AOKP, um dos mais utilizados e famosos projetos de ROMs customizadas para o sistema do robozinho verde por simplesmente acreditar que o Android já não era mais uma plataforma assim tão aberta, além de deixar claro que considerava isso um erro.
Em um momento onde Apple está perdida com seu iOS 7 e essas informações a respeito da situação das pessoas em volta do Android resta a esperança de que tudo venha a melhorar, porque ninguém merece abrir caminho pro Windows de novo…
Só resta desejar boa sorte, Hugo, que a fabricante chinesa aproveite o talento dele pra fazer coisas excepcionais como foi e continua sendo o Android. E se der pra esperar ainda mais alguma coisa dessa nova empreitada do Ex-Google, fica a torcida pra que a nacionalidade dele ajude a empresa a investir mais em nosso país.