Lançado nos cinemas americanos no dia 11 de junho de 1982, o clássico atemporal E.T.: O Extraterrestre está completando exatos quarenta anos desde a sua estreia, desde a icônica cena da bicicleta voando com a lua ao fundo.
O filme de ficção científica foi dirigido por Steven Spielberg e contou com Henry Thomas (Elliott) e Drew Barrymore (Gertie) no elenco infantil.
E.T. acompanha a história do jovem Elliott que encontra um ser extraterrestre que está preso na Terra e juntamente com seus irmãos o leva para casa, protegendo-o e tentando evitar que ele seja capturado pelo governo e vire uma cobaia para estudos, e isso acaba criando um forte laço de amizade entre o jovem e E.T.
Uma curiosidade sobre as gravações do longa é que, diferentemente da maioria dos filmes, E.T. foi filmado em ordem cronológica, para deixar as partes emocionais das crianças mais convincentes na tela. E quando chegou aos cinemas, o filme se tornou um sucesso imediato agradando assim público e crítica.
Isso refletiu também em sua bilheteria, que fez com E.T: O Extraterrestre ficasse onze anos com o posto de maior bilheteria do cinema, sendo desbancado em 1993 por Jurassic Park, também de Steven Spielberg.
Em 1994, o filme foi selecionado para ser preservado no National Film Registry, que separa obras que são consideradas “culturalmente, historicamente ou visualmente significativas”.
Um ponto inesquecível de E.T. é a sua trilha sonora, que vem à cabeça até hoje só de ouvir uma simples menção ao filme, e foi composta por John Williams, colaborador de longa data de Spielberg.
Apesar do filme ter sido lançado em junho de 1982 nos EUA, no Brasil E.T. só chegou aos cinemas em dezembro daquele ano.
E.T. é um dos grandes clássicos da história do cinema que merece ser visto pelo maior número de pessoas possível, independente da idade e está disponível atualmente no Prime Video e no Star+.