Em seu primeiro evento dedicado ao público brasileiro realizado nesta semana, o app de criação e compartilhamento de vídeos curtos Kwai apresentou o TeleKwai, um novo modelo de criação de conteúdo que explora o modelo de telenovelas para contar histórias exclusivas na plataforma. O projeto tem como objetivo empoderar a cadeia de produção amadora e semiprofissional da dramaturgia brasileira em um novo segmento audiovisual: a mininovela.
O TeleKwai foca na criação de dramaturgia em formato vertical com episódios curtos de dois minutos e busca fornecer uma alternativa para quem procura entretenimento e utiliza o smartphone como principal plataforma de consumo de conteúdo.
“Esse é um formato inovador adaptado às novas tendências de consumo de conteúdo pelo celular. Todas as produções são originais e desenvolvidas exclusivamente para a plataforma do Kwai. Falam sobre conflitos do cotidiano, temas relevantes para a sociedade relacionados a questões sociais e relacionamentos. É um novo lugar para o entretenimento, para consumir dramaturgia de forma leve, em formato curto e na vertical”, afirma Wladimir Winter, diretor sênior de conteúdo do Kwai Brasil.
O Kwai conta com parcerias com agências, produtoras e criadores de conteúdo audiovisual, que são responsáveis pela pré-produção, produção e pós-produção dos vídeos, e que trabalham em cada etapa de construção criativa. São vídeos que podem incluir um começo, um meio e um fim, ou que podem fazer parte de um arco narrativo maior com diversos episódios curtos.
Atualmente, o projeto conta com mais de 20 agências que gerenciam mais de 180 contas que produzem cerca de 4500 vídeos por mês para a plataforma do Kwai. Entre as produções de destaque estão as cinco webséries criadas pelo ator e diretor Felipe Reis; as histórias motivacionais e de humor desenvolvidas pela agência Good Vibes, que pertence ao grupo Galo Frito; as histórias voltadas para drama, romance e sobrenatural, produzidas pela DR, produtora de conteúdos digitais; e mininovelas juvenis, estreladas pela atriz mirim Marianna Santos.
Além disso, o Kwai desenvolveu uma funcionalidade inédita para plataformas de vídeos curtos, que permite a publicação de vídeos em uma sequência específica. A novidade está sendo usada inicialmente pelas agências, produtoras e criadores de conteúdo envolvidos no programa do TeleKwai.
“O Kwai atua como um consultor, dando total liberdade criativa para os parceiros. O programa busca democratizar o acesso a produções audiovisuais, independente da sua posição na cadeia de produção. Queremos que criadores brasileiros de todos os cantos do país se tornem estrelas de suas próprias histórias”, completa Wladimir Winter.
“Quanto mais espaço houver, quanto mais oportunidades surgirem para a produção de conteúdo audiovisual, principalmente fora do eixo de grandes produtoras, melhor. Estar junto ao Kwai nesse início de uma nova era da ficção, é motivo de muito orgulho pra mim. É uma oportunidade para profissionais talentosos, e que até agora não tiveram uma boa chance de mostrar seu trabalho. Até agora, passaram mais de 20 atores nas minisséries que fizemos. É uma nova engrenagem que vem surgindo aí”, pontua o ator e diretor Felipe Reis.
Primeiras temporadas
A proposta do TeleKwai foi desenvolvida na China em 2019, onde é um sucesso de audiência. Em 2021, o Kwai lançou o programa em países de língua hispânica na América Latina, como Argentina, Colômbia e México. Para o Brasil, a plataforma aposta em produções de diferentes gêneros e que criem histórias que falem diretamente com a população brasileira, com sua cultura e traços únicos.
Conheça algumas das mininovelas e minisséries em destaque que estrearam pelo TeleKwai no Brasil:
- Distopia – Primeira minissérie de ficção científica para celular, narra a viagem dos tripulantes da Missão Marte ao espaço. Com a participação do ator Felipe Reis.
- Meu Chapa, Guru – Conheça o chapeiro argentino que vive no Brasil há dez anos e motiva seus clientes e funcionários por meio de suas histórias no dia a dia.
- Golpistas! – Minissérie de ação idealizada por Felipe Reis, conta a história de um casal de assaltantes e um golpista de primeira linha em um grande jogo de enganação.
- Fala Comigo – Estrelada e dirigida por Felipe Reis, esta comédia romântica traz um casal de amigos que compartilha suas histórias e decepções amorosas.
- Câmera de Insegurança – Uma história divertida onde dois porteiros tentam extorquir moradores de um condomínio, mas as coisas se complicam.
- O Lado Obscuro – Traz mininovelas de crimes, reviravoltas e histórias sobrenaturais.
- Histórias de Amor – Mininovelas que contam histórias de encontros e desencontros amorosos.
- Meu Patrão – Estrelada pelo criador e dublador Mederi Corumbá, esta divertida minissérie de humor traz situações absurdas no ambiente de trabalho.
- Novelinhas da Marianna Santos – Histórias da vida real com mensagens motivacionais interpretada pela atriz mirim Marianna Santos.