De olho na ascensão absurda do Shopee dentro do mercado brasileiro, o AliExpress anunciou que vai passar a vender produtos de vendedores brasileiros. O recurso era muito esperado pelo público, pois já se mostrou extremamente bem-sucedido pelo seu concorrente, por conta das novas possibilidades de oferta de marcas e produtos, além da agilidade na entrega.
O AliExpress tem feito uma série de investimentos para se tornar uma plataforma mais atraente ao público brasileiro. A companhia está fretando uma série de voos semanais da China para o Brasil, com o intuito de diminuir o tempo de espera dos compradores para até 7 dias.
Vendedores brasileiros no AliExpress
Ao abrir sua plataforma para os lojistas brasileiros, o AliExpress decidiu oferecer, no Brasil, comissões mais baixas e mais competitivas que a média do mercado nacional. Lojistas pagarão valores entre 5% e 8% (os percentuais variam conforme a categoria dos produtos vendidos) de seu faturamento à plataforma, que irá assegurar, além de sua tecnologia e base de usuários, um serviço integrado de logística.
O serviço de entregas do AliExpress permitirá frete gratuito para todo o território nacional nas vendas de lojistas brasileiros para consumidores localizados no Brasil. O frete não terá custo sempre que o valor da compra for de pelo menos R$ 50 e caso o produto enviado não tenha o que a companhia classificou como “peso excessivo”.
O envio de produtos dentro do território nacional será coordenado pela Cainiao, empresa de logística do grupo Alibaba, que já possui operação no Brasil. Os técnicos da Cainiao serão responsáveis por adicionar tecnologias avançadas do grupo Alibaba no Brasil e coordenar os serviços prestados por diversos parceiros locais.
Além da excelência logística, frete grátis e menores comissões, o serviço de vendas locais do AliExpress assegurará aos lojistas brasileiros em sua plataforma um fluxo de repasses financeiros mais rápido que a média do mercado e a possibilidade de realizarem saques, sem custos, diariamente.
Vendedores que abrirem sua loja no AliExpress poderão se beneficiar, ainda, de ferramentas de marketing criadas pelo grupo Alibaba para melhorar a conversão e performance de suas vendas. Canais como a Universidade AliExpress, por exemplo, já oferecem, em português, cursos técnicos de marketing digital e um serviço de suporte via call center disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para tirar dúvidas dos novos vendedores que ingressam na plataforma.
No próximo dia 1 de setembro a companhia vai realizar eventos com a imprensa e também com o público interessado em vender na plataforma para dar mais detalhes do novo momento do e-commerce no país.
O evento online, totalmente em português, ocorrerá a partir das 9 horas da manhã e permitirá que vendedores brasileiros conversem diretamente com executivos e técnicos do AliExpress no Brasil e no exterior. Chamada de “Sellers Conference”, o evento é aberto a qualquer pessoa que considere explorar mais este canal de venda para seus produtos e serviços. As inscrições para a “Sellers Conference” devem ser feitas no endereço sell.aliexpress.com.
“A missão do Alibaba é tornar mais simples e fácil o jeito de fazer negócios em qualquer parte do mundo. Agora, poderemos não apenas atender os consumidores brasileiros, mas também colaborar com nossa tecnologia para o crescimento de pequenos e médios negócios no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento e a digitalização da economia brasileira”, afirma Yaman , porta-voz do AliExpress.
Para melhor controlar a qualidade dos serviços oferecidos na plataforma AliExpress, inicialmente, só serão autorizadas as entradas de vendedores que possuam um cadastro CNPJ. O ingresso de lojistas na plataforma é sujeito à aprovação do AliExpress e tão logo seu cadastro seja liberado, o vendedor pode registrar produtos em sua loja e iniciar as vendas online imediatamente.