Johnnie Walker está celebrando seus 200 anos com uma mensagem muito importante. A marca quer que o público saiba que os próximos 200 anos dependem dos passos de agora. E pensando justamente nisso, a marca decidiu potencializar a reciclagem e dar uma sobrevida aos resíduos com uma ação que tem como intuito cuidar do planeta e inspirar pessoas a fazerem sua parte com a ação The Beatch Walker Project.
O projeto, criado pela AlmapBBDO, é um dos primeiros passos de Johnnie Walker para a jornada dos próximos 200 anos rumo à sustentabilidade e vai levar um caminhante a percorrer 2030km recolhendo resíduos por todo o litoral do Uruguai até o Rio de Janeiro. Esses resíduos serão reutilizados em projetos da marca.
A caminhada começa em 15 de junho na Playa Carrasco, no Uruguai, e termina em agosto, na Baía de Guanabara no Rio de Janeiro, que é a mais poluída do Brasil. A Jornada poderá ser acompanhada nas redes sociais de Johnnie Walker. Além disso, o walker deverá convidar o público para se juntar a ele nas coletas que têm como principal propósito limpar as praias e ressignificar o lixo.
“São 2030 KM porque até 2030 Johnnie Walker quer se tornar uma marca mais sustentável em toda sua jornada, “do grão ao copo”. O programa inclui uma série de compromissos ambientais que, garantirão até lá: 100% da produção do uísque de carbono líquido zero; 100% de nossas destilarias irão aproveitar energia renovável e todas as nossas embalagens serão recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis. Então escolhemos essa quilometragem para reforçar ainda mais o nosso compromisso com o planeta”, comenta João Victor Guedes dos Santos, Head de Johnnie Walker para Paraguai, Uruguai e Brasil na Diageo.
A coleta de resíduos – plástico, vidro, bituca de cigarro entre outros – nas praias será liderada pela Sea Shepherd Brasil, ONG focada na conservação marinha e preservação do oceano. A ONG também irá organizar os mutirões nos locais onde o andarilho passar, gerando engajamento com a população
No Uruguai o trabalho será feito em parceria com a Uruguai Recicla. Todos os resíduos recicláveis recolhidos seguirão um processo de logística reversa, sendo destinados à cooperativas durante o percurso ou reutilizados em diversos projetos da marca no decorrer do ano.