O isolamento social elevou muito o consumo de mídia por TV e Streaming. Diante disso, diversos canais viram o número de visualização de seus conteúdos saltarem. Foi o caso do canal oficial da Turma da Mônica no Youtube, que apresentou crescimento de 22% no número de views em seus vídeos na plataforma do Google durante a quarentena.
De acordo com um levantamento da Comscore, houve uma mudança no consumo de mídia com a intensificação da quarentena. Durante o mês de março, os conteúdos intitulados “familiar e jovem” tiveram aumento de 43,1% em relação ao mesmo mês no ano anterior.
Para Marcos Saraiva, diretor de desenvolvimento comercial da MSP, o crescimento do consumo desses conteúdos se dá principalmente pela mudança de hábito das pessoas. “Ao ficarem 100% do tempo em casa, [os pais] buscam alternativas para passar o tempo e entreter os filhos”, pontua.
No canal são postados vídeos novos quase diariamente; toda quarta-feira, às 15h, tem episódio novo de Mônica Toy e toda sexta-feira, também às 15h, tem vídeo novo da Turma da Mônica Clássica ou da Turma Chico Bento. Durante a quarentena, a MSP preparou uma programação especial. Com um trabalho de curadoria, são montadas maratonas temáticas duas vezes por semana disponibilizadas nas redes da MSP. Alguns dos compilados trazem os episódios mais vistos da década, um especial com momentos de amizade, com os Pets da turminha e muito mais.
Com mais de sete anos no ar, o canal da Turma da Mônica já soma mais de 10 bilhões de visualizações no Youtube.