Quantas vezes você já não se pegou pensando em como gostaria de ter tempo para arrumar a bagunça da sua mesa de trabalho, do seu escritório, do seu quarto, da sua casa etc? “Você não precisa de tempo livre para se organizar, ser organizado vai te dar mais tempo livre”. Foi assim que Marina Minassian abordou o público que visitava a Starbucks at Home na Casa das Rosas durante o Festival Path.
Como se constrói a bagunça?
Ela se constrói por três fatores: excessos, eventos e não-prioridade. Toda bagunceiro apresenta pelo menos duas dificuldades: não consegue se desfazer das coisas e não consegue devolver as coisas para o lugar. Em alguns casos a pessoa pode ter as duas dificuldades ao mesmo tempo. O que é ainda mais sintomático.
Durante sua palestra, Marina mostrou ao público algumas dicas metodológicas de como conseguir ser mais organizado e até um questionário estruturado para te ajudar a decidir se compra ou não um novo produto. Veja abaixo:
Metodologia
Avaliar
- Avaliar a vida util
Manter e Desfazer
- Escolher conscientemente o que será mantido
- Desconsiderar o investimento financeiro, marca, pessoa de quem herdou
Organizar
- Definir um lugar específico sem cagar regra
- Comprar o mínimo para organizar a casa
- Separar por funcionalidade, não só por localização
Como identificar se você realmente deve comprar um produto?
Você precisa ter consciência de algumas coisas antes de realizar uma compra, seja ela algo planejado ou por impulso: você realmente precisa disso? Para onde isso vai depois? Isso vai perdurar ou é prazer imediato? O planeta é afetado? Respondendo a algumas destas perguntas fica mais fácil tomar uma decisão consciente para o seu bolso e para o planeta.
Marina ainda ressaltou que é sempre bom imaginar que tudo o que se adquire é um lixo em potencial num curto espaço de tempo. E ainda fez uma observação interessante sobre upcycling e reciclagem “Existe uma convenção social de que lixo é coisa de catador, de pobre, do menos favorecido. Isso precisa ser revisto”. Afinal, antes de tentar mudar o mundo, você precisa organizar seu quarto.