Há pouco tempo pipocaram notícias na internet de que o Google estaria trabalhando com o governo brasileiro para colocar em prática o Projeto Loon, que visa disponibilizar internet de alta velocidade por meio de balões.
Óbvio que é mais um daqueles projetos malucos do Google, da mesma forma que o Glass e o carro autônomo. Entretanto, o que não esperávamos é que isso fosse virar realidade de forma tão rápida.
Sete balões munidos de roteadores 4G ganharam o céu de duas cidades do Piauí com o intuito de levar internet para comunidades rurais e remotas. 5 deles foram lançados hoje. em Teresina e outros dois já haviam sido lançado, sem muito alarde, em Campo Maior.
De acordo com Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, o estado foi escolhido por estar em uma localização geográfica estratégica.
Este já é o segundo projeto da empresa em que o Brasil é um dos primeiros países a experimentar. A sala de aula inteligente do colégio Mater Dei, em São Paulo, foi a primeira do mundo a receber a assinatura da empresa. E agora o Brasil é o terceiro país a receber o projeto Loon.
Fábio garantiu que pretende lançar novos balões, mas antes é preciso acompanhar como estes 7 filhos voadores do Google Brasil vão se comportar durante os 100 dias previstos pra que eles fiquem no ar.
Com informações de: G1 e Gizmodo.