Mais
    InícioPublicidadeFutebolA Cueca de Neymar e os limites do Marketing

    A Cueca de Neymar e os limites do Marketing

    EM GKPB.COM .BR •

    Publicidade

    Em algum ponto da semana passada o jogador Neymar mostrou a cueca pelo menos 5 vezes em um jogo do Barcelona contra o Atlético de Madrid. O Barcelona perdeu por 1 a 0. Já a Lupo, bem, a Lupo ganhou o dia. A semana. E um retorno de marca que muito provavelmente nem eles mesmos consigam mensurar exatamente.

    Tanto o jogador quanto a marca negam o teor publicitário do short cai-cai de Neymar, já a imprensa descontou o ódio do mundo em cima do jogador e utilizou o ocorrido pra voltar à velha questão: o Marketing tem limites?

    Continua depois do anúncio

    7033e__3nq8vqxl71u6lwmc7ry3po60a

    O futebol é movimentado por altas transações de patrocínios. É propaganda pra todo lado, mas isso não quer dizer que seja bagunçado. Existem regras. E uma delas, da UEFA, é bem clara: não é permitido propaganda em campo. Para a FIFA, por exemplo, é proibido o uso de camisetas ou adereços com alusão a empresas ou produtos durante as partidas. Uma cueca é só uma cueca, mas quando ela tem uma marca estampada e é mostrada inúmeras vezes durante uma partida, ela é um elemento publicitário. Isso é óbvio.

    Veja também:  Samsung se inspira na #TBT para trazer ofertas da Black Friday passada

    De acordo com esse fato, temos uma propaganda em campo. Com isso em vista, podemos partir para duas possibilidades:

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Foi intencional?

    É o que parece mais óbvio. Ninguém sequer havia notado um comportamento semelhante antes. Se chamou a atenção desta forma, óbvio que algo saiu dos padrões. Para ser mais maquiavélico, podemos interpretar a partida no Barcelona como um ensaio para a Copa do Mundo. O evento é aqui, os olhos do mundo todo estarão no Neymar e possivelmente na cueca Lupo que ele poderia estar vestindo.

    Enquanto uns diriam que são apenas “Negócios”, eu digo que é falta de bom senso. O clube tem seus patrocinadores, o estádio tem os seus, o evento tem os seus, a TV tem os seus e por aí vai. Em campo, jogador tem que jogar bola e receber o seu salário que já não é nada baixo e é uma consequência desses outros patrocínios. O evento da Lupo é quase que trabalhar em uma agência e pegar freelas por fora com o cliente, sem que ninguém fique sabendo.

    Veja também:  Itaú Unibanco traz Fernanda Montenegro para campanha de encerramento de 2023

    Não, não foi intencional.

    A assessoria do Neymar garantiu que não houve acordo com a marca. O que seria natural, até mesmo porque de assessorias de pessoas já estamos mais do que acostumados com mentiras e mais mentiras. Mas a assessoria da Lupo garantiu que não fez nenhum pedido ao jogador para a exibição da cueca. O que seria mais crível.

    Mas o caso da MSC está aí para nos lembrar que assessorias também podem passar longe da ética. Mas como eu gosto de acreditar na humanidade, prefiro encarar o episódio como uma feliz coincidência para a Lupo e um alerta aos organizadores de futebol do mundo todo. A criatividade das marcas para conseguir o melhor retorno com o menor investimento parece não ter fim.

    Continua depois do anúncio
    Veja também:  PUMA lança coleção 'NJR Creativity' em parceria com Neymar Jr

    E o limite, existe?

    A resposta imediata é: Sim, o Marketing tem limites. Mas ele não é diferente do que deveria ser em qualquer outra área. Porque existe um limite humano para tudo, e ele se chama Bom Senso.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Com ingressos esgotados em menos de uma hora, a pop-up store da SHEIN recebeu cerca de 8 mil pessoas entre os dias 12 e 15 de abril

    Os paulistanos ganharão também dois picolés exclusivos nos sabores Pavlova e Pistacchio

    As latas com a nova identidade da marca chegam ao Brasil um ano após o anuncio da mudança

    Em dois modelos diferentes, puffers da Baw apostam no estilo e na usabilidade

    🔥 Em alta agora:

    Pepsi começa a adotar novo logo no Brasil

    No início do ano passado, a Pepsi anunciou sua nova identidade visual em celebração aos seus 125 anos. Com a intenção de unir o...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,863FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade