A 11ª edição da Campus Party Brasil, CPBR11 para os íntimos, acaba de começar e nós estivemos no primeiro dia do evento para conferir tudo o que as marcas prepararam para este evento que é um dos maiores do país destinado a tecnologia, criatividade e inovação.
Uma das primeiras coisas que vale ressaltar é que esta foi a primeira vez em que eu estive realizando a cobertura do evento. Portanto a mim foi tudo muito novo. Mesmo tendo feito cobertura de diversos grandes eventos com públicos parecidos, como Comic-Con Experience e Brasil Game Show, a Campus Party tem sua particularidade nerd que me deixou bastante encantado.
Campus Party Brasil 11
Esqueça problemas para apoiar um computador, ou a necessiade de andar com mochilas gigantes, falta de lugar para sentar ou carregar o telefone. A Campus Party é o primeiro evento que eu vejo realmente pensar no seu público do começo ao fim. Não a toa o evento permite que o público durma no local, para poder imergir ainda mais no universo proporcionado pela experiência.
Como sempre, o primeiro dia é sempre palco de esquentas, mas já conseguimos ver uma prévia de tudo o que está rolando de melhor pelas marcas lá. E é exatamente sobre isso que vamos falar agora.
Fini
A Fini me surpreendeu demais nos últimos meses a marca conhecida por suas balinhas de gelatina decidiu abraçar o público geek de todas as formas, marcando uma presença pesada na CCXP, na BGS e não foi diferente com a Campus Party. Apesar de um stand menor e sem pirotecnias, a marca apostou em um game específico para o evento, onde o público precisa conseguir coletar o maior número de doces, para ganhar um brinde (produtos, no caso) da marca.
Além disso, dentro do espaço rolou diversos papos com convidados. No primeiro dia, o pessoal do Rádiofobia gravou um podcast no local.
Visa
O stand da visa era um dos que mais apresentava atrações diferentes. No total eram 4 possibilidades diferentes de interação com a marca. Um totem permitia que o público pudesse cadastrar seu cartão visa para ajudar numa causa de preferência.
Bem no meio do stand uma cabine no estilo inglesa fazia com que o público pudesse experimentar a sensação de realizar um pagamento por NFC. Pelo menos nos testes, o procedimento foi assustadoramente rápido.
Além disso, dois games interativos deixavam o público por dentro de alguns dos desafios tecnológicos enfrentados por uma companhia do ramo financeiro. O primeiro game fazia uma metáfora com música para explicar o funcionamento de uma API; enquanto no outro, o público precisava ser rápido para percorrer o fluxo de uma transação financeira dentro de um labirinto.
A parte mais interessante era que quem conseguisse completar os desafios ganhava uma pulseira NFC para realizar pagamentos utilizando a tecnologia. Eu realmente queria uma mas a fila não estava colaborando. =(
Ford
Outra boa surpresa da Campus foi ver o empenho da Ford em levar o seu boné que alerta sono durante a condução. Eu tive a oportunidade de testar o dispositivo e foi muito bacana ver a tecnologia em funcionamento.
Testando o boné alerta da Ford Caminhões pic.twitter.com/7z0HqxjgyM
— Matheus Ferreira (@MatheusFerreira) January 31, 2018
Deu vontade de pedir pra levar um pra casa e utilizar quando tiver que trabalhar até tarde, ou acordar cedo demais para uma reunião. (Sim, eu sei que o motivo do experimento é bem mais nobre que a minha preguiça matinal).
Quem passava pelo stand da companhia ainda podia conhecer de pertinho o novo Mustang 2018, ícone esportivo da marca que chega no país na versão topo de linha GT Premium.
Nissin Lámen, TNT e 3 Corações
Assim como a Fini, a Nissin Lámen está marcando presença pesada no marketing de experiências. Nós vimos a companhia na BGS, Rock in Rio e agora mais uma vez na Campus Party. Uma das coisas interessantes é que o Cup Noodles é uma opção barata e rápida de se alimentar dentro destes eventos onde a maioria das comidas são absurdamente caras e demoradas no preparo.
A TNT marcou presença com uma tela para o público se divertir com Just Dance, enquanto a 3 corações espalhou estações que distribuíam cafés para o público. As três marcas também patrocinaram a área de imprensa e fizeram a vida deste que vos escreve mais feliz no primeiro dia de evento.
Estes foram apenas alguns dos destaques do primeiro dia, que não contou com os paineis reservados aos diversos palcos espalhados pelo espaço, nem com a abertura da “Open Campus”, uma área gratuita, onde diversos expositores, como Globo e Mauricio de Souza Produções irão marcar presença.