O Facebook anunciou hoje o que deve ser um dos maiores redesigns de seu app para dispositivos móveis dos últimos tempos. A ideia da rede é de que o aplicativo fique mais bonito, mais rápido e mais fácil de utilizar.
Novo layout para comentários
Uma das principais mudanças do novo layout do app ficou para o gerenciamento de comentários. Apesar dos grandes esforços do Facebook em melhorar os comentários nos últimos tempos, a experiência hoje ainda deixa bastante a desejar.
E isso deve acabar com o novo app. Isso porque ele traz o layout em formato de balões de conversa e as reações de cada comentário deve ser mostrada ao lado do balão, o que deixou o aspecto mais bonito e mais fácil de identificar as curtidas e as respostas aos próprios comentários.
Leitura e usabilidade melhoradas
A leitura e a usabilidade dos botões principais do app também devem receber melhorias. Enquanto as áreas de texto receberam mais contrastes, os botões ficaram mais largos e ganharam um novo aspecto para ficar mais fácil de clicar. Além disso, a foto do perfil de quem realizou a publicação ficará redonda, como já acontece na grande maioria das redes sociais.
- Aumento do contraste de cores para que a tipografia seja mais legível
- Pré-visualizações de links maiores, então tudo é mais fácil de ler
- Ícones atualizados e botões Como, Comentar e Compartilhar que são maiores e mais fáceis de tocar
- Imagens de perfil circulares para mostrar quem está postando ou comentando
Melhor Navegação
A navegação do novo app também recebeu um upgrade. Agora o botão de voltar ganha destaque ao lado do conteúdo, além de ser possível visualizar a área de comentários, reações na mesma tela em que você visualiza a publicação.
- Veja onde um link irá levá-lo antes de clicar nele
- Veja em qual publicação você está comentando, reagindo ou lendo enquanto você está na postagem
- Retornar ao feed de notícias depois de terminar a leitura através de um botão traseiro mais proeminente
Todas as mudanças fazem com que o app deixe o tradicional azul de lado e assuma uma interface mais limpa e focada no conteúdo. Algumas coisas como os novos botões de engajamento e a foto em formato circular acabaram aproximando ainda mais a identidade do Facebook da já conhecida interface do Instagram. A ideia foi, certamente, abrir mão da identidade do próprio Facebook em benefício de uma maior consistência na experiência de uso das duas redes.
Algumas das novidades já estão em testes também para usuários da versão web para desktop também. Elas devem ser disponibilizadas para o público aos poucos em algumas semanas.