A menos que você viva em uma caverna, muito provavelmente já viu alguma publicação do fenômeno gastronômico mais avassalador da internet nos últimos meses, o Morango do Amor. A receita inspirada na tradicional Maçã do Amor já existia há alguns anos, mas ganhou força em 2025 por meio de vídeos nas redes sociais.
O resultado foi uma explosão que fez consumidores de todo o país correrem atrás do item em apps de delivery. Em São Paulo, o item chegou a custar nada menos do que R$ 23 por uma única unidade. Os mais corajosos ainda tentaram reproduzir em casa. Spoiler: a receita não é complicada e está no fim da nossa publicação.

Origem do Morango do Amor
Em nossas buscas não foi possível encontrar uma origem exata do Morango do Amor. O item é claramente inspirado na já famosa Maçã do Amor. Item amplamente presente em festas juninas, parques e quermesses em todo o Brasil. Apesar de ser extremamente popular no Brasil, a Maçã do Amor é de origem estadunidense. O item foi criado no início do século XX por William W. Kolb. Ele preparou maçãs cobertas com calda de açúcar vermelho para decorar sua vitrine no Natal, e logo percebeu que as pessoas queriam comprar.
Com o tempo, a receita foi sendo adaptada para outras frutas. Há relatos de confeiteiras que afirmam fazer o item desde 2020. Uma receita idêntica a original foi publicada no site “Aquela Receita“, ainda em 2020. O que bate com a data que algumas pessoas disseram ter iniciado a produzir o Morango do Amor.
Fenômeno viral no Tiktok

O fato é que mesmo após inúmeras pesquisas, a receita só teve mesmo uma popularidade relevante neste ano por meio de virais nas redes sociais como Youtube, Instagram e Tiktok. Basta fazer qualquer busca em cada uma dessas redes sociais para se dar conta dos inúmeros vídeos com uma infinidade de curtidas, comentários e compartilhamentos de pessoas ansiosas para provar o Morango do Amor.
Eu mesmo tomei um susto. No último final de semana, minha cunhada deu a sugestão de fazermos a receita como um desafio em família. Quando postei o resultado nas redes sociais, foi um sucesso absoluto. Sempre com opiniões acaloradas sobre a receita, ou ainda de pessoas comentando que estão doidas para provar.
O sucesso foi tanto que logo outras derivações começaram a aparecer, como o “Morango do Amor Coração do Oceano”, que traz o morango coberto com brigadeiro de chocolate e calda de caramelo azul metalizada.
Sucesso nas confeitarias
Não foram só os criadores de conteúdo que faturaram com receitas e mukbangs sobre o Morango do Amor. As docerias que apostaram na receita viral também viram suas encomendas chegarem a níveis nunca vistos antes. “Não estamos dando conta de atender toda demanda por conta dessa febre. São muitos clientes que ainda não provaram e querem experimentar”, afirmou Phillipe Franca, Sous Chef de uma empresa de confeitaria na cidade de São Paulo; em conversa exclusiva com o GKPB. “Começamos com 100 a 200 unidades por dia. Na semana passada já aumentamos para 600 unidades por dia. Amanhã vamos produzir 800 unidades”, concluiu.
Quando indagado sobre quanto tempo mais ele acredita que a febre do Morango do Amor vai durar, Phillipe é enfático em dizer que ainda deve ficar um bom tempo. “Acredito que vai durar bastante, tem muitas pessoas que ainda não conseguiram provar e as que provaram e gostaram estão querendo novamente”, observou o profissional, que ainda comparou o sucesso com o recente fenômeno do Chocolate Dubai, feito com pistache. “Tivemos o sucesso do chocolate Dubai e do Pistache, mas esse Morango do Amor está maior que todos esses”.
Tendência em ascensão
Uma breve busca pelo termo “Morango do Amor” no Google Trends dá um panorama geral de como o fenômeno está espalhado por todo o Brasil e longe de ser um fenômeno localizado. Goiás, Paraná e Tocantins, ficam à frente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Geria. O que demonstra o tamanho da capacidade de crescimento do assunto ainda a nível nacional.
Receita do Morango do Amor

A receita do Morango do Amor não é difícil de ser realizada, mas requer paciência e alguma experiência com a cozinha. Se você é do time que não gosta de ter trabalho, talvez seja melhor procurar algum confeiteiro ou confeiteira perto de você que estejam vendendo o produto. Caso queira arriscar, confira a seguir os ingredientes e modo de preparo.
Ingredientes
Para os morangos:
- 10 morangos grandes e firmes com cabo (bem secos)
- Palitos de churrasco para espetar o morango
Para o brigadeiro de Leite Ninho:
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 4 colheres (sopa) de leite Ninho
- 1/2 caixa de creme de leite
Para o caramelo vermelho:
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de água
- 1 colher (sopa) de vinagre branco
- Corante alimentício vermelho (em gel ou líquido, opcional)
Modo de Preparo
1. Prepare os morangos
- Lave os morangos com cuidado e seque bem um por um com papel toalha (isso é crucial para o caramelo fixar bem).
- Espete um palito em cada morango e reserve.
2. Fazer o brigadeiro de Ninho
- Em uma panela, adicione o leite condensado, a manteiga e o leite Ninho.
- Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela (ponto de brigadeiro firme).
- Desligue o fogo, misture o creme de leite e espere esfriar.
- Com as mãos untadas, modele uma camada de brigadeiro em volta de cada morango, cobrindo bem. Reserve em uma assadeira untada ou com papel manteiga.
3. Fazer o caramelo crocante
- Em uma panela funda, coloque o açúcar, a água e o vinagre. Mexa só até dissolver o açúcar.
- Leve ao fogo médio-alto sem mexer mais, até atingir ponto de bala dura (entre 145°C e 150°C) ou até que fique com cor âmbar clara. Adicione o corante vermelho e mexa com cuidado.
- Retire do fogo e mergulhe cada morango com brigadeiro no caramelo, virando rapidamente para cobrir tudo.
Dicas
- Todo o processo do morango no caramelo precisa ser rápido para que o brigadeiro não derreta e a calda não endureça.
- Se o caramelo endurecer, aqueça novamente em fogo baixo ou no micro-ondas em tempos curtos de 15 a 30 segundos, sempre acompanhando o derretimento.
- Se seu brigadeiro estiver derretendo dentro do Caramelo, ou o palito se soltar com facilidade, tente utilizar uma cocha para banhar o morango de caramelo.