Se você passou pela rua Galvão Bueno, na Liberdade no último final de semana, talvez tenha notado um novo estabelecimento diferenciado na região, o Duolingo Maid Café. O aplicativo de aprendizagem de idiomas Duolingo aproveitou a chegada do curso de japonês e coreano para usuários brasileiros para uma ação diferenciada no estilo que a corujinha verde já está acostumada.
O japonês, mandarim e coreano para falantes de português oficialmente entraram na plataforma, e fazem parte de alguns dos cursos mais desejados e esperados pelos alunos brasileiros, sendo frequentemente pedidos nas redes sociais. Nos últimos dois anos, o número de alunos de japonês aumentou 133% no Brasil, mesmo com interface em outros idiomas.
Os alunos poderão tomar café (e chá) enquanto estudam japonês pelo app. Os clientes também poderão fazer pedidos por meio de aulas personalizadas em tablets e aprenderão algumas palavras em japonês durante a refeição. Além disso, receberão um item especial ou desconto ao iniciarem o curso de japonês no app.
“Vocês encheram o saco… quer dizer, pediram muito e eu lancei! E agora quero ver vocês chegando pra tomar um café delicioso comigo na Liberdade! Tô te esperando por lá! じゃあね (até mais, em japonês)”, brincou o perfil do Duolingo Brasil em publicação nas redes sociais.
O Duolingo Maid Café é resultado de uma parceria da companhia com o Chest of Wonder Maid Café, um café já bastante conhecido do público que frequenta o local. Entre os itens, os clientes podiam encontrar um Frappe dos Otakus, Chá Verde, Pernil SanDuo, Duogiris e o Pudim de Coruja, uma panna cotta inspirada na coruja mascote do Duolingo.
“Nós sempre ouvimos nossos alunos nas redes sociais e estamos atentos para trazer os cursos mais desejados, com qualidade. E, mais do que isso, nos empenhamos em deixá-los sempre motivados para aprender um novo idioma conosco. Assim, nada mais justo do que pensarmos em uma campanha que os fãs da cultura japonesa se identifiquem, e no bairro que mais traduz a cultura asiática no Brasil. Claro, sempre com o bom humor que todos já conhecem”, comenta Analigia Martins, Diretora de Marketing do Duolingo no Brasil.
A ação ainda vai contar com um time de influenciadores que estarão presentes para experienciar e colocar em prática as lições de japonês do app. A campanha completa, criada pela agência de publicidade Jotacom, estará disponível nas redes oficiais do app.
Críticas pelo uso de IA
Não importa o assunto que o Duolingo aborde nas redes sociais, o público parece bastante empenhado em não esquecer a notícia de que a empresa da corujinha verde vem substituindo trabalhadores reais por Inteligência Artificial. “O café com duo senp A.I.?”, ironizou um usuário do Instagram na rede social em um dos comentários com mais engajamento na publicação. “ok agora drope a IA e recontrate a galera”, recomendou outro.
O Duolingo é amplamente conhecido dentro das conversas sobre Marketing e Comunicação por ter desenhado uma abordagem blindada de críticas e cancelamentos por sempre realizarem uma autocrítica e contornarem as situações. Aparentemente a substituição de funcionários por IA parece ser um tabu até mesmo para o rei das zoeiras.