A Globo tem surpreendido positivamente com mudanças de paradigmas para não se perder no tempo. São várias as provas disso, como a criação do Globo Play e do Zero1, por exemplo. Mas poucas coisas me deixaram tão surpreso quanto a nova vinheta da campanha Globeleza 2017.
No comercial, ao invés de colocar a dançarina Erika Moura coberta apenas por adereços brilhantes, como mandava os 26 anos de tradição, a emissora decidiu deixar a nudez de lado e apostar em figurinos e passos que representassem a diversidade do Carnaval das mais diferentes regiões do Brasil como maracatu, bumba meu boi, frevo e axé.
A figura conservadora da mulher dançando sozinha também sai de cena para a companhia de outros integrantes. Assista no vídeo abaixo:
Vinheta Globeleza 2017
Pode não parecer, mas a iniciativa aparentemente singela da maior emissora do país representa muito para por um fim na cultura machista e preconceituosa que permeia o Carnaval há anos. Aliás, a atitude é praticamente um pedido de desculpas após retirar sem uma explicação plausível a atriz negra Nayara Justino após receber diversos comentários racistas.
A campanha deve abordar ainda outras ações de conscientização como a importância de não jogar lixo nas ruas e nem fazer xixi em lugares públicos.
Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube: