Há duas semanas a Jaguar chocou o mundo ao apresentar uma identidade visual pra lá de sem graça. Na ocasião, a marca havia prometido voltar no dia 2 de dezembro, durante a Miami Art Week, para apresentar mais uma parte da sua linha de raciocínio criativa no que chamou de “primeira instalação pública global”. A data finalmente chegou e a marca não apresentou nada de muito novo do ponto de vista de identidade visual. Em um discurso breve e em tom defensivo, Gerry McGovern, Diretor Criativo da JLR aproveitou a oportunidade para realizar a defesa do que já foi apresentado antes e dobrou a aposta no trabalho realizado. Apesar disso, deu pra perceber um pouco do tom de defesa que a marca irá se sustentar: a ideia de trazer algo novo, irreverente, destemido e, porque não, incompreendido.
O evento começou com um manifesto bastante pragmático de Gerry McGovern. “O Sr. William Lyons, nosso fundador, disse há muitos anos que um Jaguar não deveria copiar nada. Não se deixe levar pelo passado. Seja corajoso. Seja destemido. Não copie nada. Crie novos objetos de desejo. Essas foram exatamente as palavras que eu usei para brifar meu time criativo.”, afirmou ao abrir o evento durante a Miami Art Week.
Após uma breve defesa dos conceitos criativos, a marca revelou seu novo veículo conceito Type 00, que materializa o que o público irá encontrar na perspectiva de design de produto.
Novo Jaguar Type 00
O Type 00 é um veículo, que assim como o próprio nome indica, tem como intuito resetar o design industrial da Jaguar. A ideia é mostrar que a marca é capaz de se reconstruir completamente. Para esse momento foram escolhidos ângulos e cores que deixam o veículo com uma cara futurista. O problema aqui é que, embora realmente consiga se diferenciar do que temos encontrado nos modelos de carros de luxo vistos até o momento, é apenas um conceito.
“O Type 00 é a primeira manifestação física da nova marca Jaguar. Ele é influenciado pelo desejo de recapturar a essência da convicção criativa original da Jaguar. Isso é uma amostra do que está por vir.”, adiciona McGovern. O Type 00, alias, traz alguns elementos que parecem nem fazer parte de um veículo que realmente ganharia as ruas. E o Diretor Criativo da companhia parece reconhecer isso ao dizer que não acredita em conceitos a menos que se tornem realidade.
Gerry também defendeu cada item da identidade apresentada em novembro de 2024. “Cada símbolo tem um significado. O Leaper sempre saltando para a frente. Nunca para trás. O monograma, nosso selo de aprovação e nossa marca mundial. É o futuro rosto da Jaguar. O ‘Strikethrough’ (tachado) é outro símbolo e o nome dado às linhas horizontais repetidas em todo o Type 00. Ele simplifica a convenção do tachado da Jaguar. O tachado é o mais proeminente na traseira, acentuando ancas lindamente esculpidas”, disse.
Uma coisa é certa. Aplicados ao carro, os novos elementos apresentados pela identidade visual parecem ter coesão. Isso justifica o desprezo pelo que foi construído no passado? Não. Isso significa que já dá pra dizer que a nova identidade não é assim tão ruim? Também não.
Cópia não, inspiração
Apesar de reforçar o tempo todo a necessidade de não copiar nada, o Diretor Criativo da Jaguar acabou pesando demais nas referências durante a justificativa das cores escolhidas para seu novo conceito Type 00. “A cor é outro componente essencial da nossa nova marca. London Blue, uma homenagem à nossa herança britânica. Ao mesmo tempo em que homenageia nosso ‘e-type‘ favorito. Miami Pink, uma cor que é sinônimo desta cidade, sua arquitetura, sua arte, até mesmo seu time de futebol. Ou devo dizer ‘soccer’?”.
Ao final da apresentação, o executivo da companhia pareceu deixar uma mensagem pensada justamente para responder a todas as críticas recebidas nos últimos dias. “A Jaguar não tem desejo de ser amada por todos. Ela já despertou emoções e continuará despertando. Alguns podem amá-la agora. Alguns podem amá-la mais tarde e alguns podem nunca amá-la. E tudo bem, porque é isso que a criatividade destemida faz”. E antes de deixar o palco, se demonstrou contente com o resultado final. “Para mim foi uma honra liderar a reimaginação criativa desta grande marca britânica. Obrigado”.
Confira o vídeo do evento na íntegra abaixo: