Na última quinta-feira o escritório do Google no Brasil convidou jornalistas para uma visita à sua operação de Black Friday. Durante o evento, os profissionais puderam acompanhar a execução de uma operação especial criada para monitorar o interesse dos usuários do buscador e ajudar alguns dos principais varejistas do país a utilizarem estes dados para potencializar as vendas na data.
Durante a visita ao espaço nós pudemos conhecer um pouco melhor as salas de monitoramento. O ponto que mais chamou a atenção foi uma área que já havia sido testada no ano passado, mas ganha força neste ano para auxiliar as marcas na produção de peças para os anúncios direcionados à data. Em parceria com a Trakto, o Google reuniu um time de especialistas que utilizam inteligência artificial e automação para garantirem a criação de peças com muito mais velocidade e integração com o serviço de anúncios da companhia.
“49% do retorno financeiro das campanhas vem da qualidade da criação. No ambiente digital esse número chega a até 89%. No Brasil, menos de 2% dos anunciantes fazem uso de todas as possibilidades e variações criativas em suas campanhas publicitárias. Com esse desafio, nós começamos a trabalhar a 4 mãos com a Trakto. Já faz mais de 2 anos que temos essa parceria. São mais de 50 clientes no Brasil e mais de 100 clientes na América Latina”, afirmou Ted Gola, especialista de soluções criativas do Google.
Outras salas visitadas mostraram também um time engajado para auxiliar marcas dos mais diversos segmentos com destaque para categorias de finanças, telegom, saúde e viagem. De acordo com a companhia, em 2024 o consumidor está mais confiante em relação às ofertas de Black Friday. A companhia afirma que as buscas pelo termo Black Friday se aqueceu mais que no ano passado semanas antes do evento. Categorias como casa, móveis e utilidades despontam como as mais aguardadas; mas os eletrônicos seguem reinando, com crescimento de 40% em relação a outubro.