Dia 3 de maio é aquele momento de parar um pouco, olhar para trás e enxergar toda a trajetória desse pequeno espaço de conteúdo no universo do Marketing e da Comunicação. O GKPB nasceu exatamente em 3 de maio de 2013, quando eu me dividia entre o meu TCC, meu trabalho como atendimento publicitário em uma agência de publicidade e uma vida bastante conturbada em uma kitnet na rua Vital Brasil, no Butantã.
Nessa época, o GKPB já estava na minha cabeça há anos. Eu sempre flertei com a produção de conteúdo e acreditava muito forte em que poderia ser um dos maiores comunicadores do país. Coisas de Millenials. Mal sabia eu que esse ia se tornar o projeto da minha vida. E, bem, aqui estamos. 11 anos depois.
Novo estúdio
Em 2024 anunciamos ao público o nosso novo estúdio. Esse é um projeto ao qual eu venho me envolvendo há cerca de 3 anos. Em 2021 eu aluguei uma pequena sala num coworking na Vila Mariana. O espaço era pequeno, bem pequeno, mas não o suficiente para os sonhos que eu tinha. Na época compartilhei nas redes sociais a foto de uma sala toda bagunçada mencionando que ali seria o nosso novo escritório/estúdio. Foi quando o Diego Miranda Leite, do Estúdio Pantarolli Miranda me chamou e começou uma parceria incrível que ia resultar no nosso estúdio.
A história toda você pode conferir abaixo nesse episódio do GKPBCast, onde comentamos como foi todo o processo.
E por falar em GKPBCast…
Se no ano passado nós ainda falávamos do GKPBCast como um bebê, neste ano já podemos dizer que o podcast conseguiu se firmar como uma fonte relevante para entusiastas, estudantes e profissionais de Marketing e Comunicação de todo o país.
Entre os principais destaques do último ano estão nossa conversa sobre restaurantes temáticos com os criadores do Vassoura Quebrada, a discussão sobre os impactos do AdBlock no mercado, o episódio Brindes de Fast-Food, com Anita Cid e o The Pandemic Skip, onde falamos sobre os impactos da pandemia na nossa vida profissional.
O GKPBCast pode ser acessado pelo Youtube, Spotify, Deezer e Apple Podcasts. Escolha a plataforma da sua preferência e dê um play.
Redes Sociais e Ovo de Páscoa Caribe
Acho que nunca houve um momento tão difícil para os produtores de conteúdo nas redes sociais. Neste último ano houve um boom de conteúdos considerados UGC e novos influenciadores entrando nesse negócio. Tantos influenciadores desesperados por conteúdo para conseguirem alguma relevância e para chamarem atenção das marcas transformou o mercado de criação de conteúdo em um ambiente horrível.
Em meio a tantos desafios, nós seguimos comprovando nossa resiliência e nossa relevância para as redes sociais. O perfil do nosso portal de conteúdo segue crescendo e já conta com mais de 30 mil seguidores no Instagram, mais de 40 mil seguidores no Linkedin e está próximo dos 50 mil seguidores no Tiktok. O perfil Geek Publicitário, do influenciador Matheus Ferreira, já soma mais de 145 mil seguidores.
Nesse meio tempo nós vimos nossos vídeos darem start em uma série de tendências para o mercado de varejo, como a ação do Burger King e o Copo Stanley, a câmera Kodak Mini Shot, a Volta do McFish e o maior hit da nossa história: o anúncio da chegada do Ovo de Páscoa Caribe.
Seguimos na liderança
Muito embora os departamentos de mídia das agências continuem apegados a velhos hábitos, nós continuamos nossa missão de ser o maior portal independente de notícias de Marketing e Comunicação do Brasil. De janeiro a março de 2024 estivemos a frente de todos os demais portais de notícias independentes voltados ao nosso segmento de acordo com a plataforma de estimativa de tráfego Similarweb.
O futuro
Chegada da Geração Z, Inteligência Artificial, algoritmização das redes sociais, são inúmeros os desafios que o futuro prepara para quem cria conteúdo. No entanto, nós seguimos acreditando que nossos valores e nossa maneira de contar histórias sempre irão prevalecer. Há ainda, claro, muitos sonhos pela frente. Alguns deles estão bem prestes a se tornarem realidade. Mas isso a gente deixa pra falar quando estiverem na hora de serem anunciados. Sem spoilers por aqui.
Nos próximos 365 dias vamos continuar nosso movimento de nos aproximar mais de quem faz realmente sentido e nos distanciarmos daqueles que só veem no GKPB uma oportunidade de mídia gratuita, ou ainda, de manter o inimigo por perto. Vamos nos reconectar mais à nossa origem questionadora do status quo e vamos continuar nosso compromisso de sermos, não só o maior portal de Marketing e Comunicação do país, mas o mais confiável.
Agradecimentos
Como sempre, não posso ir embora sem antes agradecer a todas as pessoas que deram uma força nessa trajetória. No ano passado eu me lembro de ter dito que havia sido o ano mais desafiador de todos e eu mal poderia esperar para ver o que este último ciclo ia guardar para nós. Como diria o Tio Ben, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.
Muito obrigado a você que dedica seu tempo acompanhando nossos conteúdos. Obrigado ao time que trabalha comigo e acredita nessa maluquice todos os dias. Aos assessores de imprensa ,que fazem milagres para conseguirem ter uma moeda de troca relevante com a gente; às marcas que nos apoiam financeiramente; à minha mãe que sempre continuará sendo minha inspiração e a todos os amigos que, de alguma forma, demonstram o seu apoio ao projeto da minha vida.
Continuo aqui cada vez mais pronto para seguir levando o melhor da criatividade em primeira mão para todos vocês.
Com amor, Matheus Ferreira.