Desde 2020, o Zé Gotinha tem ganhado cada vez mais força como um grande aliado na conscientização de crianças e adultos sobre a importância de manter a carteirinha de vacinação em dia. E dessa vez, em mais uma campanha conjunta do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, o personagem retorna às escolas públicas para promover a vacinação.
Com o conceito “Em matéria de vacinação, o Brasil é 10”, a campanha do Movimento Nacional pela Vacinação foi criada pela agência DeBrito e produzida pela Malala Filmes. Além de reforçar a importância de manter a caderneta de vacinação em dia com um personagem lúdico e convidativo, a campanha enaltece que é possível vacinar-se em qualquer escola pública do Brasil, não tendo necessidade de deslocar-se até um posto de saúde, facilitando, assim, a vida de milhões de brasileiros. Confira.
Além do filme com veiculação em TV aberta em todas as regiões do Brasil, a comunicação investe também em spots de rádio para atingir famílias e escolas públicas rurais e peças para redes sociais como Instagram e Facebook.
“O grande desafio foi integrar o Zé Gotinha feito em computação gráfica com as cenas filmadas em uma escola real. Zé gotinha é um patrimônio do imaginário popular brasileiro, é uma responsabilidade grande trabalhar com ele, mas extremamente satisfatória para nós enquanto produtora participar da produção de um filme publicitário de utilidade pública que traz uma lição tão importante e necessária: de que vacinas salvam milhares de vidas”, conta Marta Rocha, CEO da Malala Filmes.
O filme principal foi filmado em Brasília, em uma escola que será inaugurada nos próximos meses, e envolveu uma equipe diversa no set, tendo mulheres em posições estratégicas como maquinário, elétrica, câmeras e em toda a coordenação da produção. A captação de imagens ocorreu ao longo de uma semana: foram 45 figurantes, dos quais 90% eram crianças de 5 a 7, 9 a 10, e 13 a 14 anos, além de 5 atores que interpretam os papéis de professores de ciências, geografia, história e português. A direção é de Fernando Sanches, com co-direção de Fernanda Carvalho.