A pedido da Justiça o aplicativo de mensagens instantâneas, WhatsApp, será bloqueado pela terceira vez em todo território brasileiro. Este é um mandado da Juíza de fiscalização da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro Daniela Barbosa Assunção de Souza que determinou a suspensão do app nessa terça feira (19), o horário determinado para a suspensão ainda não fora divulgado.
Como todos nós sabemos essa não é a primeira nem a segunda vez que o app sofre uma suspensão por determinação judicial, todos esses mandatos são devidos a empresa (WhastApp) não cumprir uma determinação de quebra de sigilo e troca de informações entre investigações criminais.
Os bloqueios
O primeiro bloqueio foi no final do ano passado, em dezembro, no qual o aplicativo deveria ficar 48hrs fora do ar, contudo o próprio WhatsApp conseguiu requeri o mandato restabelecendo o serviço em 12hrs.
Houveram outras tentativas, uma em fevereiro, em uma tentativa de conseguir fazer com que o aplicativo ajudasse em casos de pedofilia na internet, contudo o caso foi suspenso por desembargadores do Piauí, a outra “derrubada” do WhatsApp foi maio, por determinação da Justiça de Lagarto, no Sergipe.
Por Pedro Ribas.