Depois de fazer história na indústria criativa por ser a primeira chapa totalmente integrada por pessoas negras, a Chapa Preta se despede do Clube de Criação após 2 anos de mandato. Quem assume a direção do Clube agora é a Chapa Coletiva.
A Chapa 2 (como foi chamada a Chapa Coletiva durante o processo de votação), venceu a eleição realizada online nesta segunda-feira (04) com a conquista de 150 dos votos válidos. Heitor Caetano Gomes assume oficialmente o cargo de presidente da entidade até 2025, tendo como vice-presidente Tatiana Gomes Nascimento. Mas a proposta dos integrantes do grupo é dividir as responsabilidades e criar uma gestão participativa, de modo que todos os integrantes sejam “copresidentes”.
“Hoje começa uma nova caminhada para o Clube de Criação, mas sem deixarmos de reconhecer a importância da Chapa Preta para a história da propaganda brasileira. O nosso compromisso enquanto chapa eleita é com a coletividade e isso também significa dar continuidade aos progressos trazidos pela Chapa Preta, honrar o seu legado e tudo o que ela representa. A diversidade caminha lado a lado com a criatividade”, declaram os integrantes da Chapa Coletiva em publicação no site do Clube de Criação.
A Chapa 1, Chapa Preta, que era encabeçada por Joana Mendes e Gabriela Moura, respectivamente presidente e vice-presidente do Clube de Criação nos últimos dois anos, recebeu apenas 44 dos votos válidos.