Nesta terça-feira (02), faltando quatro meses para sua primeira edição, o The Town deu mais um passo importante na sua história ao liderar uma parceria inédita que transformará vidas. Ao lado da Gerando Falcões, Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen e Vozes das Periferias o festival promoveu uma ação na Favela Haiti, localizada na Zona Sudeste de São Paulo, que garante a realização das ações e cumprimento de metas que compõe o projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida).
Os representantes de cada instituição se uniram com o objetivo de interromper o ciclo de pobreza da Favela Haiti por meio de uma metodologia escalável e sustentável que está sendo implementada para o desenvolvimento da comunidade. O projeto Favela 3D impactará 290 famílias a partir de ações que promovem o fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e acompanhamento individualizado das famílias até dezembro de 2024. A iniciativa faz parte do pilar “Por Um Mundo Melhor”, nascido no Rock in Rio e que já chega em The Town com forte atuação para a sociedade.
“Sabemos do potencial da nossa marca em mobilizar o público e os parceiros em nossas causas e, por isso, queremos inspirar e incentivar novos acordos entre governo, iniciativa privada, ONGs e sociedade civil para interromper o ciclo de pobreza social no país e contribuir para a construção de um mundo melhor. Ao fazer parte do Favela 3D, na Favela do Haiti, buscamos marcas para estarem ao nosso lado nessa jornada que também acreditassem no poder mobilizador da união e, assim, colocar holofote para transformações de grande urgência na nossa sociedade. Com a Gerando Falcões, Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen e Vozes das Periferias, embarcamos neste projeto ousado e muito possível que é o Favela 3D. Tudo em prol da transformação”, afirma Luis Justo, CEO da Rock World, empresa responsável pelo The Town e Rock in Rio.
Localizada na Região Sudeste de São Paulo, a Favela Haiti foi escolhida pela Gerando Falcões para ser a quinta Favela 3D do Brasil proporcionando uma melhor qualidade de vida para as quase mil pessoas que moram no local. Agora, com a assinatura do protocolo de intenções nesta terça-feira (02), as instituições já estão prontos para iniciar a primeira fase do projeto ainda neste mês de maio. A expectativa é que até o final de junho já seja apresentado o primeiro projeto, que é realizado em conjunto com os moradores.
Por meio da Prefeitura de São Paulo, o projeto passa a contar com cooperação institucional, intercâmbio de informações, cooperação técnica e desenvolvimento de ações. Já a Gerdau, parceira da Rock World desde a edição de 2022 do Rock in Rio, traz para o projeto uma bagagem fundamental por já atuar junto ao Favela 3D na revitalização de habitações de comunidades e de ter a habitação como um dos eixos de sua estratégia social.
O Favela 3D dialoga com os investimentos da Fundação Grupo Volkswagen na causa da mobilidade social e inclusão, uma vez que agrega iniciativas de geração de renda, empreendedorismo, qualificação profissional e protagonismo comunitário.
Sobre o projeto Favela 3D
O Favela 3D é um projeto de erradicação da pobreza de maneira sistêmica da Gerando Falcões. Para isso, trabalha com base em uma mandala de impacto que contempla: moradia digna, acesso à saúde, direito à educação, cidadania e cultura de paz, primeira infância, meio ambiente, geração de renda e cultura, esporte e lazer.
O projeto está em andamento em quatro territórios: na Favela Marte, em São José do Rio Preto (SP), na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (SP), no Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ) e em Vergel do Lago, em Maceió (AL). Os locais possuem características e populações diferentes, permitindo que a metodologia se adeque e se consolide em ambientes distintos, que seguem com trabalhos que serão realizados ao longo dos próximos dois anos.