A Heineken anunciou mudanças na venda de suas cervejas long neck, que passam a ser retornáveis, seguindo o objetivo da marca de aumentar suas práticas sustentáveis. Baseada no conceito de economia circular, a iniciativa começou agora em março pela região Sul do Brasil. As long necks retornáveis serão destinados a bares e restaurantes parceiros da empresa.
A long neck retornável apresenta alguns diferenciais:
- A garrafa vem com um selo prata, símbolo que representa que aquela unidade será reutilizada;
- O vidro é mais espesso e a garrafa é maior, o que a torna mais segura para o transporte e para o consumo;
- As tampas chegam com novas cores, sinalizando que as garrafas devem ser abertas apenas com abridor.
Segundo a Heineken, a meta inicial é que 90% dos bares e restaurantes da região Sul tenham as novas garrafas até o fim do primeiro semestre. As vendas circulares começarão por 20 cidades do sul. No Paraná, em Curitiba, Japurá, Ponta Grossa, São Borja, Londrina, Cascavel, Umuarama, Campo Mourão e Paranaguá. Em Santa Catarina, a capital Florianópolis e mais Itajaí, Chapecó, Criciúma, Blumenau, Montenegro, Vacaria e Laurentino. E no Rio Grande do Sul, os municípios de Porto Alegre, Cachoeirinha e Pelotas.
A expectativa é provocar uma mudança na logística e no hábito cultural dos clientes. De acordo com Eduardo Picarelli, diretor da Unidade de Negócios da Heineken no Brasil, a marca busca estar presente com essa iniciativa das long necks retornáveis em todos os estados do Brasil, garantindo a redução de impactos negativos.