A marca Cleiton revelou nas redes sociais sua nova criação, uma bag de entrega feita com bolsas de luxo da Louis Vuitton. O artigo intitulado Louis Cleiton ALLWAYS FULL foi produzido com os pedaços de seis bolsas da marca francesa do modelo Neverfull MM e está sendo vendido pelo valor de R$81.947,00 no site da marca. Confira:
Crítica social ao Mercado da Moda
A bag chega com o slogan “O valor que poucos levam na mão, muitos carregam nas costas“, mostra uma crítica à sociedade. Pensada em um país que utiliza muito do serviço de entrega via motoboys, mas não faz nada para melhorar as condições de trabalho deles. E até mesmo reclamam ao pagar a entrega em aplicativos, sendo as mesmas pessoas que gastam absurdos com itens de moda, beleza e outros produtos.
Em pleno século 21, temos marcas de luxo elitistas que utilizam mão de obra barata para produzir peças com valores abusivos. Essas mesmas marcas que tentam se aproximar do consumidor comum ao “descontruírem” a alta costura tal qual a Balenciaga com sua bolsa saco de lixo e o tênis destruído.
Nesse tópico sobre a crítica social, podemos citar também a recente polêmica das Balaclavas desfiladas pela alta costura. O acessório, que cobre da cabeça até o pescoço, virou tendência das grifes e fashionistas dos países no Hemisfério Norte, sendo utilizadas até mesmo pelo Justin Bieber. Contudo, o lançamento tem sido questionado por grupos sociais que a definem como um privilégio branco. Usuários questionam o aspecto político e social que a peça tem para certos grupos.
E esse não é a primeira criação da Cleiton, a marca já lançou os Vapezinhos, uma caixinha recheada com barrinhas de chocolate. Os vapezinhos foram criados como uma crítica ao alto consumo de vapes/pods pelos jovens de classe média alta.
Preço e Disponibilidade – Bag Motoboy Louis Cleiton
A bag de Motoboy Louis Cleiton está disponível no site do artista pelo valor de R$81.947,00, e ele deixa claro que sua criação não tem nenhuma ligação com a Louis Vuitton, sendo uma customização individual do artista.
Ainda não se sabe se a Louis Vuitton fará reclamações sobre o lançamento, normalmente customizações de peças são permitidas por marcas de roupas e acessórios. Mas não podemos esquecer do caso da Nike processando a MSCHF que lançou uma customização do tênis Nike Air Max 97 em uma temática satanista em collab com o cantor Lil Nas X.